Novas rodovias marcam gestão do governador Teotonio Vilela Filho

09/04/2012 07:25 - Política
Por Redação

Abertura de novos caminhos e recuperação de importantes acessos: os investimentos realizados nas rodovias estaduais nos últimos cinco anos se transformaram em um marco da gestão do governador Teotonio Vilela Filho, comemorado em todas as regiões de Alagoas.

À frente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desde 2009, o diretor-presidente do órgão, Marcos Vital, explica que o setor é uma das prioridades para o governo estadual, que investiu cerca de R$ 564 milhões, no período de 2007 a 2011, para implantar, duplicar e recuperar cerca de mil km de rodovias no Estado.

"O Governo considera o setor de transporte fundamental para gerar desenvolvimento socioeconômico para o Estado. Acredito que este é um dos maiores diferenciais da gestão do governador Teotonio Vilela Filho, reconhecido em todos os cantos por onde passamos e inauguramos uma obra nova", diz Marcos Vital, ressaltando que as obras também abrem mais rotas turísticas para todas as regiões alagoanas.

O DER preparou um resumo das principais obras realizadas em rodovias do Estado. Confira:

Duplicação AL- 101 Sul

A obra de duplicação da AL-101 Sul já está 80% concluída e sua entrega fortalecerá, principalmente, o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul. Cidades turísticas como a Barra de São Miguel e Marechal Deodoro (Francês) serão beneficiadas com a ação do Governo de Alagoas. A duplicação também desafogará o trânsito daqueles que utilizam a rodovia AL-101 Sul, como entrada e saída de Maceió.

A duplicação da AL-101 Sul se estende por 25,8 km, entre o Pontal da Barra, em Maceió, e o Trevo do Gunga, na Barra de São Miguel, e inclui a duplicação de quatro pontes e a construção de três viadutos. Até agora, 15,3 km da duplicação já foram liberados para tráfego e os 10,5 km restantes serão entregues ainda neste semestre.

Duplicação AL-220

A obra de duplicação AL-220, importante rodovia que liga a região do Agreste ao Sertão alagoano, tem início no trevo do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Arapiraca (BPTran) e segue até o trevo do Grupo Coringa, em Arapiraca. Além de desafogar o trânsito na região, a duplicação garante desenvolvimento para Arapiraca, que é a segunda maior cidade de Alagoas.

Todos os 6,07 km previstos no projeto já estão duplicados, o DER finaliza agora a sinalização e restauração da pista antiga. A obra também inclui a construção de um viaduto sobre a linha férrea da cidade, que já está concluído.

Alça da Flamenguinha

A obra da Alça da Flamenguinha implantará 28 km da rodovia AL-105, abrindo espaço para uma nova rota de acesso entre a parte alta de Maceió e o município de São Luiz do Quitunde, no litoral Norte de Alagoas. A implantação da rodovia já tem 18 quilômetros de terraplenagem concluídos, dos quais seis já estão pavimentados.

A nova rodovia reduzirá em 32 km o trajeto de quem desembarca no aeroporto em direção ao Litoral Norte, diminuindo também o tempo da viagem de 30 a 40 minutos. Além de desenvolver a Costa dos Corais, que é o segundo maior pólo turístico de Alagoas, a obra vai facilitar também o escoamento da produção, melhorando o acesso à região Norte alagoana.

Caminhos do São Francisco

A rodovia Caminhos de São Francisco já começa a despontar como uma expressiva obra de infraestrutura em Alagoas. A obra implantará o total de 179 km entre as rodovias AL-230 e AL- 225, perfazendo toda a orla do Rio São Francisco, de Penedo até Piranhas. Em 2011, o DER finalizou as obras num segmento do primeiro lote da ribeirinha, referente a 10 km da AL-225, no trecho do entroncamento BR 101/Porto Real do Colégio/SãoBrás.

No total, o primeiro lote implantará 45,6 km entre Penedo/Porto Real do Colégio/São Brás e o segundo lote 68,09 km entreSão Brás/Traipu/Belo Monte. O terceiro lote diz respeito ao trecho entre Belo de Monte e Pão de Açúcar, onde serão implantados 24,6 km de rodovia AL-225. Já o quarto totaliza 40 km de rodovia entre Pão de Açúcar e Belo Monte.

AL-470, Chã Preta (AL)/Correntes (PE)

A rodovia AL-470 é um importante elo de integração cultural e comercial entre Alagoas e Pernambuco. Nos dois estados, o escoamento da produção agrícola e pecuária para abastecimento dos municípios da região depende da AL-470. O Governo de Alagoas garantiu, junto ao Ministério da Integração Nacional, a liberação de recursos no total de R$ 16 milhões para a implantação da rodovia.

Pindorama/Bolívar e Pindorama/Penedo

A rodovia Pindorama/Bolívar é uma importante vicinal que liga dois povoados dos municípios de Coruripe e São Sebastião, Litoral Sul do Estado. Ao todo, 25 km serão implantados e pavimentados, garantindo uma via de acesso rápida e segura para as duas cidades. Em março deste ano, o governador Teotonio Vilela Filho conseguiu a liberação junto ao Ministério da Integração Nacional, de 3,1 milhões e o empenho de mais R$ 4,5 milhões na Caixa Econômica Federal. A rodovia Penedo/Pindorama implantará 56 km na AL-105, ligando importantes centros da região Sul e já está em andamento.

Restaurações

O Programa de Recuperação da Malha Viária e Rodoviária contemplou mais de 75 municípios com obras de restauração de acessos e rodovias em todas as regiões do Estado. A implantação de 11 km do acesso a Jundiá, trecho do entroncamento da BR-101, que dá acesso ao município, na Região Norte, foi entregue em 2011 pelo governo estadual. O acesso era esperado há mais de 50 anos pela população do município.

Foram entregues ainda acessos em importantes cidades como Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Santa Luzia do Norte, Ibateguara, Cajueiro, Visoça, entre outros. As rodovias AL-220, AL-101 Norte, AL-101 Sul, AL-210 e AL-440 foram algumas das contempladas pelo programa. O DER trabalha ainda com conserva rotineira de rodovia, fazendo operações constantes para manter a longevidade e qualidade do tráfego de todas as estradas restauradas.

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