Bispo alagoano é condecorado pelo Superior Tribunal Militar em Brasília.

09/04/2012 18:12 - Geral
Por Redação
Image

No dia 3 de abril , o bispo alagoano - Dom José Francisco Falcão foi admitido no Quadro da Ordem do Mérito Judiciário Militar, sendo condecorado no grau de mais Alta Distinção em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Militar da União. Na ocasião, também foram homenageados o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e o Ministro da Defesa, Celso Luiz Nunes Amorim.

Dom José Francisco Falcão de Barros nasceu na cidade de Paulo Jacinto (AL), em 14 de março de 1965. Cursou o Ensino Médio no Colégio Diocesano de Garanhuns. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal Alagoas (UFAL). Fez curso de Filosofia e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Uma vez ordenado sacerdote, em 18 de novembro de 1991, atuou na Cúria Diocesana, na qualidade de chanceler da Diocese de Palmeira dos Índios. Em 1993 foi nomeado Pároco da Igreja de São Vicente de Paulo, onde permaneceu por 20 anos até ser nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI. Durante 4 anos esteve em Roma (Itália), onde fez Mestrado e Doutorado em Direito Canônico, na Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino.

Em 2006, foi aprovado (em primeiro lugar), por Concurso Público, para Oficial Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas. No meio religioso, o bispo José Francisco Falcão de Barros é conhecido como padre ortodoxo (aquele que é rigoroso e rígido em suas convicções religiosas; que assume posição ortodoxa na doutrina cristã; que é dotado de extrema severidade e austeridade no trato com os fiéis; que segue à risca o que está escrito nas regras, sem qualquer flexibilidade).

Esse comportamento ortodoxo, voltado à moralidade religiosa e a administração da Igreja de Roma, fundamentada nas regras do Código de Direito Canônico, fez com que o prelado José Francisco Falcão de Barros escrevesse quatro obras que o credenciaram à nomeação de Bispo, por atender aos requisitos do Direito Canônico.

São elas: "O Pároco e o "Depositum Fidei". Juridicidade dos seus direitos e deveres (Tese de Doutorado, 2003); O Conselho Presbiterial. Aspectos jurídicos e pastorais (Editora Santuário, 2004); Delitos e Crimes na Igreja Católica (Editora Santuário, 2006) e Ser Vacante (Editora Baraúna, 2010).

Acrescente-se a essa qualidade de escritor fundamentalista, o reconhecimento de sua boa reputação social como o criador e o organizador de 17 Encontros do Cenáculo Mariano, realizados todos os anos na cidade de Palmeira dos Índios, no dia 8 de dezembro, reunindo milhares de pessoas devotas a Nossa Senhora da Conceição, em pleno agreste alagoano.

acesse>Twitter>@Bsoutomaior

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..