54% das ambulâncias da Samu estão quebradas

08/04/2012 04:29 - Geral
Por Redação
Image

Isso é uma vergonha, um descaso com o dinheiro público.

Isso é uma imoralidade essas pessoas teriam que ser presas, quem faz isso com a saúde esta matando pessoas.

Divulguem essa imoralidade isso tem que acabar: mais de trinta ambulâncias da SAMU parada por falta concerto. Segundo este blogueiro apurou tem até ambulância apenas com pneu furado foi prarar na sucata da SAMU, enquanto isso, tem apenas cinco funcionando em Maceió e mais duas ambulância de alto risco.

Para o presidente do Psol municipal de Maceió, agronômo Mário Agra" é revoltante quantods padecem por falta de socorro em Maceió ?"

Para ele," administradores corruptos e despreparados tecnicamente cadeia é muito pouco"

O Pastor-vereador,democrata, João Luiz prometeu que será assunto na Câmara Municipal de Maceió no começo da semana. "É um absurdo a comunidade ficar privada da ambulância e restrita apenas cinco delas para um numero de habitantes mais de 1 milhão em Maceió",comentou ele.

O pastor-João Luiz diz que levará um assunto na terça-feira proxima.

SAMU explica a situação em nota oficial, este blog publica na íntegra:

Venho, através do presente, esclarecer e em seguida solicitar o que se segue.

Maceió tem hoje cerca de 1 milhão de habitantes. Para ser mais preciso: 943 109, de acordo com estimativa do IBGE para 2011.

 

O Samu dispõe de ambulâncias do tipo USA - Unidade de Suporte Avançado (que dispõe de um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; e uma exclusiva para o transporte de recém-nascidos (bebes em risco de morte) e ambulâncias do tipo USB - Unidade de Suporte Básico (que dispõe de dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista), Serviço Aeromédico - UTI aérea para atender a toda a população. Esta aeronave atende a todo o Estado. Além de uma Viatura de Transporte Rápido (VTR) (camionete S10) que é uma reserva para dar suporte aos atendimentos de mútiplas vímtimas, quando necessário.

 

Recebemos cerca de 2 mil ligações telefônicas por dia. A maioria das ligações é trote, cerca de 80%, todos os dias. O blog poderia nos ajudar a mudar está realidade. Para amenizar esta situação temos um projeto "Samu nas Escolas", cujo objetivo é conscientizar os alunos de 7 a 17 anos a conhecerem a importância do serviço do Samu e com isso serem multiplicadores de informação para reduzir os trotes, que na sua maioria é realizado por jovens desta faixa etária.



Pois bem, as Direções da Sesau e do Samu ficaram surpresas com a matéria postada ontem (8.4.12) por esse Portal no blog do jornalista Bernardino Souto Maior, com o título: “54% das ambulâncias da Samu estão quebradas”.
A quantidade de ambulâncias que estão fazendo o atendimento à população em Maceió e região metropolitana está de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) para uma população que tem quase um milhão de habitantes.
Um trecho da matéria informa que: “Divulguem essa imoralidade isso tem que acabar: mais de trinta ambulâncias da SAMU parada por falta concerto”.Esta informação não procede. E incita os leitores a cometer erros de informação.
As ambulâncias que estão no pátio representam as reservas técnicas para que a população não seja prejudicada. Não são trinta ambulâncias e o número varia muito todo dia, depende da quantidade que estão em atendimento e que estão em manutenção.
Quanto as que estão no conserto isso é natural porque o Samu é uma entidade responsável e tem que fazer, sim, manutenção das ambulâncias para preservar a integridade física dos pacientes e também de toda a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que estão diariamente salvando vidas.
Assim, lamentamos as informações contidas no Portal e solicitamos que os leitores sejam esclarecidos dos verdadeiros fatos.
Estamos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos pertinentes.
Atenciosamente.
Arnaldo Santtos
Assessor de Comunicação do Samu AL
8876 8241

 

acesse>>twitter>@Bsoutomaior

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..