Uma semana após a fatídica noite que mudou completamente sua vida, o gari Pedro Bernardo da Silva, de 26 anos, segue lutando por sua recuperação e agora com o apoio de internautas que, pelas redes sociais, divulgam uma campanha para ajudá-lo. Pedro Bernardo foi atropelado no dia 27 de março, enquanto trabalhava recolhendo lixo na Avenida Dona Constança, no bairro da Jatiúca, em Maceió. Apesar de sobreviver ao acidente, o gari teve a perna esquerda amputada.

Mas, pelo que parece, os problemas enfrentados pela família do jovem ainda estão longe de terminar. Por estar com dificuldades em comprar alguns materiais necessários para sua recuperação, os parentes e amigos iniciaram uma campanha pela internet. Tudo começou a ser encabeçado por integrantes de um projeto conhecido como ‘Turma do Chapoleta’.

Uma das integrantes, Rosângela, contou à reportagem do CadaMinuto os momentos dolorosos que a família vem passando. “Ele vem se recuperando, mas tudo ainda é muito recente. Vem reagindo ao tratamento, mas está traumatizado por ter perdido a perna, afinal um jovem passar por isso não é brincadeira. Mas estamos ajudando e com certeza ele vai sair dessa ainda mais forte”.

O ‘anjo da guarda’ na vida desta família apareceu no momento mais complicado. Na difícil batalha que vem sendo travada, Pedro Bernado precisou ser transferido para o Hospital do Açúcar, onde foi submetido a uma cirurgia na lesão da perna amputada. Ele estava internado desde o atropelamento no Hospital Geral do Estado (HGE), mas por persistência dos amigos, a transferência do gari foi realizada.

“Ele estava abandonado no HGE e se ele continuasse ali, iria ter uma infecção generalizada. Depois de uma luta, conseguimos sua transferência e a cirurgia foi realizada, um tipo de raspagem na lesão da perna amputada. Essa é apenas uma das etapas que ele precisará enfrentar, mas terá o apoio da esposa, Maria do Carmo, e dos amigos, que estão fazendo o impossível para amenizar sua dor”, contou Rosângela.

A foto do gari foi bastante divulgada, e compartilhada, pelos internautas do Facebook. Ele aparece deitado num dos leitos do HGE com alguns ‘pinos’ na perna direita. Agora, Pedro Bernardo está internado na enfermaria do Hospital do Açúcar e a campanha é para que a população contribua neste momento de dor da família.

“A necessidade é para materiais de higiene, como gases, luvas, já que ele está internado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Estamos pedindo também a doação de um colchão casca de ovo – para minimizar o aparecimento de escaras – e fraldas geriátricas tamanho G. E seria um bom a doação também de um ventilador”, pediu. As doações podem ser feitas através dos telefones 3327-9082/ 3033-7862.

Ainda não há uma previsão de alta para Pedro Bernardo. Questionada sobre alguma ajuda da família do rapaz responsável pelo atropelamento, Rosângela garantiu que já existe uma movimentação para que advogados entrem no caso e isso seja resolvido na justiça.

João Paulo Barbosa conduzia o veículo Corsa Classic, de cor cinza e placa MOI-7638, e acabou sendo preso em flagrante, por dirigir embriagado. Dias após o atropelamento, ele pagou fiança de R$ 6 mil e conseguiu liberdade. O caso está sob investigação da Delegacia de Acidentes de Maceió.