A Philips anunciou nesta segunda-feira (2) a conclusão da transferência de seu negócio de televisões para uma joint-venture formada com a TPV Technology Limited. O novo grupo se chamará TP Vision e será 70% da TPV e 30% da Philips, informou a companhia.

A saída do negócio de TV foi anunciada pela Philips em novembro de 2011. A TP Vision, baseada em Amsterdã, sera liderada por Maarten de Vries. O executive não quis estimar uma data para o negócio sair do vermelho, mas indicou que uma aliança similar entre as duas companhias demorou dois anos para dar lucro.

“A TP Vision garantirá a continuidade da marca Philips no mercado de TVs”, disse Frans van Houten, CEO da companhia, segundo o comunicado divulgado pela Philips. A TP Vision ficará responsável pelo design, pela fabricação, pela distribuição e pelo marketing da venda dos aparelhos de TV Philips em todo o mundo, com exceção de China, Índia, Estados Unidos, Canadá, México e alguns países da América Latina --o Brasil não está na lista.

A joint-venture pode ser um dos três maiores nomes do mercado mundial em televisores. Outrora um grande nome, o segmento de televisão da Philips se tornou um problema para a companhia, acumulando perdas de aproximadamente 1 bilhão de euros desde 2007, por causa da acirrada concorrência.