Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciaram, em março último, uma série de viagens para corporações de outros estados com a finalidade de realizar intercâmbios nas diversas áreas operacionais e administrativas e buscar novas ideias para aplicar no CBMAL.


A primeira viagem foi realizada para o estado do Rio de Janeiro e contemplou uma delegação composta por três militares da Assessoria de Comunicação (Ascom) do CBMAL, a 2º tenente BM Chyara Paiva, a soldado BM Stephany Domingos e a soldado BM Thássia Santos, que chegaram naquele Estado no dia 26 de março e permaneceram até o dia 29.


O objetivo principal da viagem foi realizar um intercâmbio com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) visando aprimorar e buscar inovações no campo da comunicação social e relações públicas.


Nos dias 26 e 27 de março a delegação da Ascom visitou o Quartel Geral do CBMERJ e se reuniu com o chefe da Assessoria de comunicação do CBMERJ, Coronel BM Gelson Lemos, e seu assistente, Capitão BM Rafael Correa, buscando informações relativas aos trabalhos desenvolvidos por aquela assessoria, tanto no âmbito da assessoria de imprensa, quanto no âmbito das relações públicas, cerimonial e eventos. Também foi realizada uma visita às dependências do quartel, passando pelo museu do bombeiro.

As militares também visitaram o Funesbom, Fundo Especial de Bombeiros, onde buscaram informações sobre como é feito o trabalho de divulgação, a campanha, e a arrecadação da taxa de incêndio naquele estado, a qual chegou a atingir as cifras de R$ 126 milhões ao ano.
Para o capitão Rafael Correa, assessor adjunto de cerimonial e comunicação institucional do CBMERJ, a visita foi muito importante para a troca de experiências entre as Corporações.

“Gostei muito de algumas ideias executadas pela Ascom do Corpo de Bombeiros de Alagoas e tentarei por em prática algumas delas. Espero também ter contribuído de alguma forma com ideias e sugestões”, falou o capitão.


Segundo a tenente Chyara Paiva, a viagem foi válida porque, mesmo com as limitações que a Assessoria do CBMAL possui, o trabalho executado é de qualidade. “Descobrimos que apesar dos recursos material e pessoal reduzidos, executamos um trabalho que surpreendeu a Ascom do CBMERJ”, destacou.


De acordo com ela, apesar de a Corporação do RJ ter em média 18 mil homens não tem uma assessoria que fique à frente da alagoana. “Spots de áudio, revista eletrônica e eventos institucionais foram algumas das atividades que deixaram os bombeiros da Ascom do Rio impressionados com a nossa capacidade, principalmente porque lá todo o pessoal de assessoria de imprensa, informática, entre outros, é composto por civis terceirizados”, citou.


Também visitaram o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro uma delegação composta por dois peritos de incêndio, sendo eles o major BM Jack Emerson e o capitão BM Alexandre Lima, com o objetivo de fazer um intercâmbio com o Centro de Perícia do CBMERJ e buscar inovações para serem aplicadas no CBMAL. Além da troca de experiências, os peritos também visitaram o núcleo de perícias do 1º Distrito Naval do Rio de Janeiro e conheceram todo o Centro de Perícia, Pesquisas e Testes do CBMERJ.


Segundo o major Jack Emerson a experiência foi muito interessante e proveitosa para as duas corporações. “Conhecer a realidade de outra instituição, seus desenvolvimentos e dificuldades proporcionou um ganho inigualável para as duas instituições que, no final de tudo, somaram muito conhecimento para ser aplicado na área de perícia”.


Para o tenente coronel BM Marco Albino, chefe do Centro de Perícia, Pesquisas e Testes do CBMERJ, trocar experiências é poder contribuir com melhorias para o Corpo de Bombeiros de Alagoas e engrandecedor o CBMERJ. “Com o intercâmbio entre nossas corporações, apesar de possuirmos uma realidade mais avançada, sempre é possível melhorar. Com o apoio do comando estamos evoluindo na área de perícia de incêndio e felizes em saber que os Corpos de Bombeiros de outros estados estão acompanhando nosso crescimento e buscando aprimorar a perícia em suas corporações”.