Alunos do Ponto de Cultura Armazém do Circo conhecem o Cirque de Soleil

03/04/2012 02:59 - Maceió
Por Redação

O grupo de 45 crianças e adolescentes do Ponto de Cultura – Armazém do Circo tiveram a oportunidade de conhecer o mundo mágico e de fantasia do Cirque de Soleil, que está em Recife (PE). A ida até Pernambuco para assistir a apresentação do espetáculo Varekai é um intercâmbio cultural promovido pelo Ponto com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Pontão Guerreiros Alagoanos.

xAlém da oportunidade inédita de presenciar um dos melhores espetáculos circenses da atualidade, os alunos do ponto de cultura também participam de atividades envolvendo técnicas circenses com alunos do Arraial Intercultural do Circo do Recife – Arricirco, uma organização não governamental (Ong) que desenvolve trabalho por meio do circo social, na região metropolitana do Recife.

Acompanhando o grupo, além da equipe do Armazém do Circo, os professores Eduardo Passos (dança) e Delberto Santana (teatro), do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) participaram como convidados. Para o professor Delberto Santana foi interessante para alunos e professores a troca de experiências. “Realmente uma oportunidade única para esses jovens que tem a arte como estímulo”, afirmou.

Dentre as atividades da programação do intercâmbio, os alunos do Armazém do Circo apresentarão na sede do Arricirco, o espetáculo circense “Nem tudo são flores”, que aborda a questão da violência contra a mulher. Esta montagem recebeu premiação do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), em 2011.

De acordo com a diretora, Luana Macena, do Armazém do Circo, Ponto de Cultura que atua com crianças e adolescentes no bairro do Tabuleiro do Martins, na instituição são realizadas aulas de técnicas circenses com teoria e prática, através de aulas no PC e intercâmbio com artistas e instituições.

“A promoção de intercâmbios com outras entidades e, principalmente, ao espetáculo de um dos maiores circos do mundo é um verdadeiro estímulo e uma experiência incomparável”, afirmou a diretora do Armazém do Circo, Luana Macena.

Durante a apresentação do espetáculo Varekai, do Cirque de Soleil, Gabriel de Almeida, 12 anos, esteve de olhos bem atentos aos movimentos dos artistas do circo revolucionário que percorre o mundo todo. “Adorei tudo”, disse o estudante.

Gabriel viajou com o irmão Guilherme, ambos participam do projeto Armazém do Circo há um ano e já consegui realizar vários exercícios circenses, como, saltos, malabares, monociclo e perna de pau. “Aprendi na oficina a fazer exercícios com os panos, a enrolar os pés e colocar força para descer e subir. Participar disso foi bom, aprendi bastante”, concluiu.



 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..