Governo inicia obras para ampliar oferta de água na Região Metropolitana

28/03/2012 15:21 - Maceió
Por Redação

Os municípios de Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, na Região Metropolitana de Maceió, terão a oferta de água ampliada o suficiente para abastecer a população pelo período de 30 anos, informou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), nesta quarta-feira (28). As obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água dos três municípios, cuja ordem de serviço foi assinada na sexta-feira (23), já foram iniciadas e mobilizam trabalhadores na região.

O projeto inclui a construção de uma estação de captação de água no Rio Remédios, uma estação de tratamento na divisa entre Coqueiro Seco e Santa Luzia, com capacidade para bombear 80 litros de água por segundo, e três reservatórios de água tratada. Por meio de 11,5km de novas redes adutoras, a água tratada será conduzida para os três reservatórios que serão construídos em Coqueiro Seco, Santa Luzia e Satuba, com capacidade para 400m³, 460m³ e 800m³, respectivamente.

De acordo com a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, os problemas atuais são causados porque a população dos três municípios cresceu e a demanda superou a capacidade de abastecimento do sistema, que já existe há 40 anos. “Havia a necessidade de outra fonte de captação e de novos reservatórios para que o sistema não só atenda à demanda atual, mas acompanhe o crescimento populacional pelos próximos 30 anos”, explicou a superintendente.

Cerca de 27 mil pessoas serão beneficiadas com a obra. O funcionário público José Correia, morador de Santa Luzia do Norte há 13 anos, comemora o início das obras. “Desde que mudei para cá convivo com a falta de água. Não costuma acontecer toda semana, mas umas duas vezes no mês e dura um dia inteiro, quando ficamos sem água para a higiene e para cozinhar. Essa obra é muito importante principalmente para a parte baixa da cidade, que é a mais atingida”, avalia José Correia.

Outras ações

Melhorar e ampliar o abastecimento de água estão entre os principais avanços promovidos em Alagoas pelo Governo do Estado: cerca de 120km de rede de abastecimento de água estão sendo implantados em Alagoas. Duas grandes novidades de 2011 para o setor foram a garantia de R$ 100 milhões dentro do PAC 2 para obras no sistema Meirim-Pratagy e o início das obras de substituição do aqueduto Catolé-Cardoso.

A Seinfra e a Casal inauguraram, em agosto de 2011, as obras de interligação dos anéis de distribuição de água de Maceió aos Distritos de Medição e Controle (DMCs), melhorando o abastecimento para cerca de 250 mil pessoas nos bairros do Poço, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Mangabeiras, Jatiúca e Cruz das Almas. A Seinfra realiza ainda a obra de Reforço e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Maceió, que já tem mais de 50% dos trabalhos finalizados e compreende três etapas de execução, incluindo investimentos na rede de distribuição e no sistema produtor de água.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..