Aplicativos de celular contra o abuso sexual

28/03/2012 14:59 - Blog da Resenha
Por Redação
Image

A Secretaria de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos lançou em julho um desafio interessante: como você usaria o celular para ajudar a prevenir ataques sexuais? Considerando que a população mais exposta ao risco são mulheres de 16 a 24 anos – a maioria usuária de celulares inteligentes –, a Secretaria achou que seria útil apoiar o desenvolvimento de aplicativos que pudessem ajudá-las a evitar situações de risco e possíveis ataques.

Nesta semana, a Secretaria anunciou os dois aplicativos vencedores. Um deles chama-se Circle of Six (Círculo de Seis), e permite que as mulheres escolham seus seis contatos mais próximos para avisar em caso de situações perigosas. Com apenas dois discretos cliques, o aplicativo envia mensagens como “Venha me pegar. Preciso de ajuda para voltar para casa em segurança” e “Ligue-me e finja que você precisa de mim. Preciso de uma interrupção”. O aplicativo também tem um botão de emergência que liga imediatamente para a linha americana especializada em denunciar abusos.

É esperar para ver se a tecnologia vai ser capaz de salvar mulheres de situação de violência.

Mas é ótimo ver que a tecnologia, antes usada para motivos mais triviais e mesmo bobos, vai ganhando novos usos, mais úteis e importantes. É o que devemos ver cada vez mais daqui para frente, com o desenvolvimento de novas ferramentas.

Via

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..