Os líderes de 53 países reunidos na Cúpula de Segurança Nuclear de Seul lançaram nesta terça-feira (27) uma resolução destinada a minimizar o uso do urânio altamente enriquecido até o final de 2013 e a tomar medidas para que sua manipulação seja mais segura.
Em comunicado emitido ao término do encontro, os dirigentes pediram ainda a adesão de instrumentos multilaterais relacionados à segurança nuclear e sublinharam o "papel central" da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) neste terreno.
A declaração, contendo 13 pontos, destaca também a relação entre a segurança nas usinas atômicas e a prevenção de delitos nucleares, e reforça o compromisso dos 53 países de potenciar a segurança no transporte de materiais nucleares e radioativos e combater seu trânsito ilegal.