No Dia Mundial da Água (22 de março), a Escola Municipal Lamenha Lins, localizada no Jacintinho, realizou a culminância de um projeto que mostra a importância da preservação da água para o planeta. A atividade, que existe há três anos na escola, é desenvolvida por meio de trabalhos em sala de aula, cartazes, pesquisas e vídeos, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da água para a vida na terra.
Com palestras, jogos e distribuição de brindes e folhetos educativos, uma equipe técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou os alunos durante todo o dia no pátio da escola. “A nossa ideia é conscientizar sobre a importância da água e sobre a necessidade de diminuir o desperdício”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.
A coordenadora pedagógica da escola, Eleusa Maria, informou que a água é um assunto sempre trabalhado na sala de aula. “É importante essa iniciativa, já que as crianças podem, junto a sua família, trabalhar como multiplicadores para a preservação deste líquido como fonte de vida para o planeta”, disse.
O aluno Jadson da Silva, de 9 anos, disse que aprendeu muito com o projeto desenvolvido na escola. “A água é utilizada para produzir alimentos, cuidar da higiene pessoal, entre outras coisas importantes na vida. É a substância mais útil que existe no ambiente e precisamos preservá-la o máximo possível para salvar as pessoas no mundo”, afirmou.
O diretor da escola, Genival Medeiros, disse que a ideia do projeto é conscientizar cada vez mais os alunos sobre a importância da distribuição da água no planeta. “A água é o elemento mais encontrado em nosso planeta, mas somente uma parte muito pequena é potável”, lembrou.
A atividade, que ocorreu pela manhã e à tarde tarde, contou com a participação de professores, funcionários e cerca de 400 crianças de 6 a 13 anos de idade.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Este ano, a Semana da Água escolheu como tema “Água e Segurança Alimentar”, para incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas.