A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) promoveu nesta quinta-feira (22) uma reunião de alinhamento e identificação de parceiros para a execução e implementação de ações inerentes aos três projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa sob a tutela da pasta.
A reunião atende à solicitação do governador Teotonio Vilela Filho quanto ao estreitamento de laços entre secretarias estaduais e seus órgãos vinculados para dar celeridade à execução das metas previstas e acordadas para o programa. O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico da Seplande, Keylle André Lima, conduziu o debate.
Participaram do encontro o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton; a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis; o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira; o diretor presidente da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Antonio Carlos Quintiliano; e representantes das secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, da Saúde e da Educação.
O principal objetivo do encontro foi identificar os gargalos existentes para a execução das ações e encontrar soluções em parceria com as secretarias e órgãos vinculados presentes. “Esse encontro é de extrema importância. A identificação de parceiros e o alinhamento entre o desenvolvimento das ações dos projetos estruturantes não só da Seplande, mas de todas as secretarias estaduais é fundamental para o cumprimento das metas e prazos estabelecidas para o Programa Alagoas Tem Pressa”, afirmou Keylle Lima.
Os participantes comprometeram-se em analisar no prazo de 15 dias cada ação dos três projetos estruturantes da Seplande - Ampliação e desconcentração do investimento, Inclusão produtiva e Fortalecimento dos micro e pequenos negócios e promoção do empreendedorismo – e identificar em qual destas as parcerias podem ser firmadas e a forma como poderão ser realizadas.
Esta é a terceira reunião com este objetivo realizada pela Seplande. A primeira aconteceu no último dia 15 de março para representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) e a Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL), e no último dia 22 foi a vez do setor produtivo alagoano conhecer o Programa Alagoas Tem Pressa e seus projetos estruturantes, num encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
O Programa
O Programa Alagoas Tem Pressa objetiva combater a pobreza, com foco maior nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e compreende o planejamento estratégico do Estado, com 25 projetos estruturantes e 33 projetos setoriais que se desdobram em mais de 400 ações. Cada ação será monitorada na Sala de Situação, no intuito de controlar o alcance das metas.