Detran realinha valor das tarifas de serviços

20/03/2012 09:38 - Maceió
Por Redação

Devido ao reajuste no valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (Upfal) e à defasagem das taxas, que não sofriam mudanças nos valores desde 2003, o Detran realizou um realinhamento nas suas taxas de serviço, que passou a vigorar nesta segunda-feira, 19. A adequação estava prevista na Lei 7.310 que foi publicada no dia 19 de dezembro de 2011, no Diário Oficial do Estado. A Upfal não era reajustada desde o ano 2000.

O realinhamento das taxas levou em conta o valor cobrado em outros Detrans do Nordeste. Para chegar a um valor considerado justo, os técnicos alagoanos realizaram estudos demonstrativos e comparativos, levando em consideração fatores como a frota de veículos, estrutura e PIB.

“Neste caso, o Detran nordestino que possui mais semelhanças com o nosso é o de Sergipe. O realinhamento das taxas está de acordo com o que é cobrado nas outras unidades da federação e depois de tantos anos sem reajuste percebemos que o valor continua sendo um dos mais baixos”, declarou o gerente do Núcleo de Arrecadação, Márcio Alves.

Um dos novos serviços que será implantado é a vistoria eletrônica, que diminui consideravelmente a incidência de fraudes no processo. Com a nova tecnologia, através de câmeras que captam chassis, motor, placas dianteira e traseira, as imagens do veículo são capturadas e enviadas à base de dados nacional Renavam/Bin. O serviço vai permitir ainda que mais carros sejam vistoriados em um menor espaço de tempo.

“O Detran está se modernizando, a cada dia estamos contando com mais tecnologias e precisamos reajustar as taxas. Portanto, visando os serviços que serão implantados, tivemos que alinhar os preços para permitir que os investimentos sejam realizados”, explicou a Coordenadora Operacional, Graça Cardoso.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..