O etíope Haile Gebrselassie, 38, uma das maiores lendas da história do atletismo, diz que continua correndo porque não quer ficar gordo como o ex-atacante brasileiro Ronaldo.
"Ontem vi Ronaldo na televisão. Observe como tem engordado. Não quero terminar assim, de verdade, não quero", disse o bicampeão olímpico dos 10.000 metros (Atlanta-1996 e Sydney-2000) ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine".
Gebrselassie quebrou o recorde mundial da maratona duas vezes, em 2007 e 2008, mas não conseguiu marca para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, este ano.
"Londres está próximo. E meu tempo é quatro minutos mais lento do que o do etíope mais rápido", explicou o atleta, que também descarta a possibilidade de conseguir se classificar em outra prova para os Jogos.
"Não devo correr mais para meu país porque sei o que esperam os etíopes. O que querem é o ouro. Não querem ver Haile Gebrselassie, com a bandeira etíope no peito, ser derrotado por algum outro atleta", concluiu.
Com oito títulos mundiais (em pistas abertas e fechadas) nas mais diversas distâncias, o etíope não pretende se aposentar das corridas ainda.
"As pessoas não entendem minha filosofia mas preciso continuar correndo e, para isso, preciso das competições. Meu corpo tem que suar. Mas, para suar de verdade, preciso de uma meta. Não posso correr só para me divertir".