UE critica execução de um dos autores do atentado de Minsk

18/03/2012 03:01 - Brasil/Mundo
Por Redação

A União Europeia (UE) criticou neste sábado a execução em Belarus de Vladislav Kovalev, um dos dois autores do atentado com bomba realizado em abril de 2011 no metrô de Minsk, no qual morreram 15 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.

Kovalev e o outro autor do ataque, Dmitri Konoválov, foram condenados à pena capital em julgamento concluído em novembro.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou que é consciente dos "terríveis crimes" dos quais Kovalev é acusado e expressou suas condolências aos familiares das vítimas, mas disse que os dois acusados "não foram objeto de um processo justo e não tiveram direito de se defender".

Ela afirmou que a UE "se opõe à pena capital sob toda circunstância" e considera esta condenação "cruel e desumana".

Ashton pediu às autoridades bielo-russas que deixem de aplicar a pena capital e ressaltou que é "o único país na Europa" onde esta condenação continua sendo praticada.

Na mesma linha, o presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, condenou a execução de Kovalev e lamentou que o Governo bielo-russo "não escute os repetidos pedidos da UE e da comunidade internacional para deixar de aplicar a pena capital".

Tanto Ashton como Schulz ressaltaram que o destino do outro autor do ataque "continua incerto".

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..