O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Coliseu Extreme Fight realizam nesta terça-feira (13), das 8h às 16h, coleta de sangue no Maceió Shopping, localizado no bairro de Mangabeiras. Os 100 primeiros voluntários irão receber uma camisa confeccionada com o tema do Coliseu Extreme Fight II, que será realizado no próximo domingo (18), no Ginásio do Sesi.
Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem comparecer à Unidade Móvel munidos de um documento de identificação com foto. Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Unidade Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no horário das 7h às 18h. Há também a possibilidade de realizar a doação no Hemoal Unidade Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que funciona na Avenida Fernandes Lima, das 8h às 11h.
No interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para atender aos voluntários do Agreste e Sertão que não podem se deslocar para Maceió.
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que compareçam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Octógono
Os doadores de sangue também poderão visitar o octógono montado na praça multieventos do Maceió Shopping. Para isso, devem realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue à Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).