O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, entregou, nesta segunda-feira (12), 1.911 kits de proteção individual para agentes municipais de controles de endemias. A distribuição, que contempla 101 municípios alagoanos, foi feita durante a abertura do I Seminário sobre Situação de Saúde, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

 

Cada kit contém três calças, cinco camisas, dois sapatos, quatro bonés e duas bolsas, totalizando mais de 30 mil equipamentos entregues. O objetivo é propiciar condições de trabalho adequadas aos técnicos, facilitando o acesso a residências e a locais como terrenos baldios, onde poderá ser feito o controle de vetores e doenças, em especial a dengue e a esquistossomose.

 

Além disso, 22 administrações municipais receberam ainda microscópios, visando ampliar a capacidade analítica e permitindo a identificação do Schistosoma e de outras verminoses. Outras 20 cidades ganharam máquinas automatizadas de hematologia, utilizadas para qualificar o atendimento médico por meio de fornecimento de parâmetros para o diagnóstico de enfermidades.

 

Ao todo, os equipamentos tiveram custo de R$ 600 mil e foram adquiridos com recursos próprios do governo estadual. As administrações municipais devem garantir o funcionamento das máquinas e a realização de exames, dando suporte ao combate de endemias.

 

Durante a solenidade, o secretário de Saúde ressaltou a importância dos equipamentos para os técnicos e para as unidades municipais. “Eles vão ajudar na proteção e no diagnóstico. Esta ação de hoje é fundamental. Ela demandou recursos, mas é obra muito mais da iniciativa dos servidores da Saúde, que tiveram toda uma preocupação com isso”, disse Alexandre Toledo.

 

Ele também destacou os dados positivos alcançados pelo Estado na área de Saúde. "Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, Alagoas é o melhor classificado no Nordeste na realização de ações de saúde. Esse é um dado muito positivo. Sabemos, entretanto, que a população ainda espera muito mais da gente”, acrescentou o gestor.

 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Pedro Madeiro, ressaltou ainda o reconhecimento dado pela Sesau aos agentes de endemias. “Só tenho a parabenizar pelo reconhecimento dessa categoria, que muitas vezes não é prestigiada. Essa entrega é fundamental para o fortalecimento da atenção básica”, afirmou ele, que também esteve representando o município de Quebrangulo.