Novo líder do governo no Senado diz que é preciso melhorar interlocução

12/03/2012 21:00 - Política
Por Redação

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que falta conversa, principalmente, dentro da bancada do PMDB.

Braga, que disse que ainda não se pronunciará como líder porque sua condução ao cargo não foi oficializada por Dilma, disse que a saída de Jucá não é fruto de desgaste, mas de novo "momento político".

"Temos que ter uma interlocução cada vez mais forte e ampliada com o governo federal", disse.

Na noite de segunda-feira, ele participou de jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice Michel Temer, para uma "transição pacífica" da liderança de Jucá para a dele.

Participaram do jantar os senadores Renan Calheiros, Jucá, Gim Argello e os deputados Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha.

Segundo a Folha apurou, para "enquadrar" Braga e avisar que com sua escolha para a liderança do governo acaba com "grupo dissidente" peemedebista, formado por senadores descontentes com o poder de Renan, Jucá e do presidente do Senado, José Sarney.

A queda de Jucá passou a ser previsível desde a semana passada, quando o PMDB liderou a não recondução de Bernardo Figueiredo para a direção-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Figueiredo era da confiança de Dilma.

Pesou também o fato de Jucá ter desobedecido o Planalto ao suspender aprovação de projeto que equipararia os salários de homens e mulheres.

Dilma tomou a decisão de destituir Jucá na noite de quinta-feira, mas avisou ao comando do PMDB só durante a segunda-feira. Estiveram em seu gabinete, no Planalto, o próprio Eduardo Braga, Calheiros e Jucá, em reuniões separadas.

Braga foi chamado por Dilma na última sexta-feira, onde foi sondado para ocupar a liderança, mas ainda sem confirmação.

Ele está no primeiro mandato de senador. Foi governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..