Retroescavadeiras do PAC chegam a 31 municípios de Alagoas

10/03/2012 00:09 - Interior
Por Redação

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta terça-feira (13), em Maceió, retroescavadeiras a 31 municípios alagoanos. As máquinas serão usadas na recuperação e construção de estradas vicinais, melhorando as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar e a circulação dos moradores e de bens e serviços no meio rural.

A cerimônia será realizada às 10h30, no Centro de Convenções de Maceió, e contará com a presença do ministro Afonso Florence e do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho. A ação integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Até junho, o governo federal doará 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de até 50 mil habitantes. O investimento total chega a R$ 211,8 milhões.

A medida deverá beneficiar os cerca de 112 mil estabelecimentos de agricultores familiares do Estado. “Os municípios gastam muito com o aluguel dessas máquinas. Além de serem usadas para abrir e recuperar estradas vicinais, por onde escoa a produção da agricultura familiar, elas serão úteis para a construção de açudes e barragens neste momento em que enfrentamos problemas de falta de água por causa da seca” explica o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire.

Conhecido pelas suas belezas naturais, Maragogi, a 125 quilômetros de Maceió, figura na lista dos municípios contemplados. “Depois do turismo, é a agricultura familiar o principal setor da nossa economia. Essa máquina será muito importante para melhorar a qualidade de vida e de acesso das mais de duas mil famílias de produtores do nosso município, que proporcionalmente, é o que mais tem assentamentos de reforma agrária do país, são 22 ao todo”, afirma o prefeito Marcos Madeira.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, as ações do MDA em parceria com o governo estadual são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar. “Temos convênios e projetos em andamento, a partir da parceria com o MDA, que garantem assistência técnica e extensão rural, inclusão produtiva no campo e sustentabilidade. O ministério tem uma postura republicana no atendimento às demandas dos Estados”, frisou Dantas.

A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

Acesse a lista completa dos municípios alagoanos beneficiados: http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/pac2/Alagoas.pdf
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..