Ação da PF contra abortos ilegais interdita clínica no MT

10/03/2012 04:33 - Brasil/Mundo
Por Redação

Uma clínica de ultrassonografia foi interditada na manhã desta sexta-feira, em Barra dos Garças (MT), após serem encontrados indícios de que o local funcionava como clínica clandestina de aborto. O flagrante fez parte das ações da Operação Pró-Vita, da Polícia Federal, realizada hoje contra a comercialização de medicamentos ilegais e a prática de abortos criminosos em série na região.

Na clínica foram encontrados medicamentos contrabandeados vencidos, sendo alguns fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), blocos de receituários do SUS, remédios, materiais cirúrgicos próprios para realização de abortos e medicamentos restritos.

Mesmo o estabelecimento tendo autorização só para consultas médicas e realização de ultrassonografias, procedimentos que não necessitam de anestesias, no local, a PF encontrou medicamentos e instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos, além de anestésicos locais e agulhas.

Outro produto encontrado foi o Novormon injetável, que é de uso veterinário. O material estava em uma geladeira junto de alimentos e outros remédios. Entre os produtos contrabandeados, estava o remédio Misoprost-200, proibido no Brasil, usado em abortos.

Quanto aos medicamentos do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a clínica não possuía acordos com o município, portanto, não deveria haver materiais da rede pública no local.

De acordo com a PF, mulheres que confessaram ter pagado de R$ 800 a R$ 3 mil por procedimentos abortivos no local. O dono da clínica é o médico preso na operação, que até as 16h30 tinha prendido oito pessoas.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..