Técnicos municipais participam de oficina sobre vigilância do óbito

09/03/2012 21:49 - Maceió
Por Redação

Técnicos de 26 municípios alagoanos participam na terça e quarta-feira (13 e 14), de uma oficina de atualização em vigilância do óbito. A atividade, que acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, das 8h às 17h, terá como instrutor o médico do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip/PE) e consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Paulo Frias.
O evento tem como objetivo atualizar sobre a importância da análise das fichas sínteses de investigação de óbitos, identificando os problemas que podem estar causando as mortes e contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil. Participarão da capacitação os coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica e um médico de cada cidade.

A programação conta com apresentações da estrutura e organização dos serviços de Saúde dentro do novo modelo de regionalização e da situação da mortalidade de gestantes, recém-nascidos e crianças em Alagoas. Além disso, também serão discutidas a classificação de forma a evitar os óbitos e as recomendações e medidas de prevenção.

Segundo a gerente do Núcleo da Vigilância do Óbito da Secretaria de Estado da Saúde (Vigióbito/Sesau), Rosalva Yanes, a oficina pretende aperfeiçoar ainda mais o trabalho realizado pelos grupos municipais. “A ideia é aprimorar a vigilância do óbito nas cidades, reforçando a obtenção de informações qualificadas para avaliação e planejamento”, explica.

Ela ressalta que ações do tipo já são realizadas junto às cidades alagoanas. “Já estamos com um processo de atualização e esse é mais um passo nesse sentido”, diz ela, acrescentando que entre os objetivos da Vigióbito estão a investigação dos óbitos elegíveis – mulheres em idade fértil, fetos, crianças – e a qualificação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Para participar da atividade, os municípios foram divididos entre os dois grupos de acordo com sua situação. Na terça-feira (13), a ação é destinada aos municípios considerados prioritários – Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Delmiro Gouveia, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Na quarta-feira (14), a oficina de atualização é voltada para as 12 cidades selecionadas pela Secretaria da Saúde. São elas Anadia, Campo Alegre, Girau do Ponciano, Inhapi, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Murici, Pilar, São José da Laje, São José da Tapera e São Miguel dos Campos.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..