Samu é destaque em congresso alagoano de Atendimento Pré-hospitalar

09/03/2012 23:50 - Saúde
Por Redação

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas participaram do I Congresso Alagoano de Atendimento Pré-Hospitalar, que teve início na quarta-feira (7) e prossegue até sábado (10), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento, que registrou a presença de 350 participantes, entre estudantes e profissionais da saúde, de todo o país, teve a apresentação de profissionais do Samu de diversos estados.



A abertura do congresso contou com a participação do gerente do Samu Maceió, o médico Carlos Adriano Silva dos Santos, que fez uma apresentação sobre o impacto dos acidentes e violências nos Serviços de Urgência e Emergência em Alagoas.

 

“O número de casos de violência e acidentes de trânsito registrados pelo Samu é, infelizmente, muito alto. Por isso, a importância da constante capacitação de nossas equipes que hoje se encontram plenamente preparadas para atender desde casos mais simples a casos de acidentes graves envolvendo múltiplas vítimas”, explicou o médico.

 

Ele destacou também o esforço de todos os profissionais que fazem parte da equipe tanto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) como também dos profissionais do Samu que não medem esforços para fornecer assistência para a população. “O Samu é um serviço 24 horas que atende a toda a população de Alagoas, independente de classe social, etnia, religião ou local onde a vítima se encontra”, concluiu Carlos Adriano.

 

De acordo com o organizador do evento, o enfermeiro Adriano Farias, o congresso já pode ser considerado um sucesso. “O evento conseguiu atrair mais de 300 participantes de todo o país e trouxe palestrantes renomados que abordaram suas experiências com atendimento pré- hospitalar”, disse o organizador.

 

Os congressistas também tiveram a oportunidade de participar de cursos, mini-cursos, simpósios e workshops oferecidos pela organização.

 

Os temas abordados durante o congresso foram centrados principalmente na capacitação prática dos socorristas e temas como primeiros socorros, transporte aeromédico, uso de eletrocardiograma, bandagem e imobilização, colocação de vítima na prancha, entre outros.

 

“Os cursos e práticas ofertados pelo nosso programa garante aos participantes a oportunidade de aprender técnicas modernas no atendimento de urgência e emergência, ensinadas por alguns dos profissionais mais conceituados do país”, destaca Adriano Farias.

 

Nesta sexta-feira (9), o coordenador médico do Samu Maceió, Benício Bulhões, apresentou para os congressistas a palestra “Instrução às atividades de simulados de acidentes com múltiplas vítimas”.

 

“A realização de simulações de acidentes nos leva a aprender com os erros e aperfeiçoarmos os acertos. Só assim poderemos melhorar o serviço que é oferecido à população, principalmente porque estamos vivendo uma época em que o número de catástrofe está aumentando e isso nos faz repensar as nossas ações”, destacou Benicio Bulhões, acrescentando que um dos objetivos da Secretaria da Saúde é garantir uma rede de assistência para urgência e emergência eficaz e eficiente capaz de atender e salvar vidas em todo o Estado de Alagoas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..