PSDB proíbe encontro da Uveal com palestra de Luciano Barbosa

09/03/2012 03:16 - Geral
Por Redação
Image

O Encontro do Vale do Mundo sobre Gestão, Orçamento Participativo e Plano Decenal que a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) tinha agendado para realizar no dia 22 deste mês em União dos Palmares, foi cancelado ontem pelo presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Praxedes (PSDB), em atendimento a uma recomendação do presidente estadual de seu partido, Claudionor Araújo.

Os tucanos estão preocupados com o desempenho com que o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), vem transmitindo aos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, nos encontros promovidos pela Uveal, o sucesso de sua administração com a introdução de métodos que valorizam o profissionalismo, a eficiência e a qualidade no serviço público municipal.

Luciano tem sido convidado frequentemente para palestras da Uveal. E a consistência de suas palestras, aliada ao sucesso que sua administração vem conquistando a cada dia no cenário alagoano e nacional, ganhou repercussão em Alagoas e também em outros estados nordestinos, que estão convidando-o para levar a eles seus conhecimentos sobre gestão participativa.

O último encontro da Uveal foi em Marechal Deodoro, onde cerca de 300 pessoas assistiram por quase duas horas uma aula sobre gestão pública que recebeu elogios de todos, pela forma como Luciano Barbosa, ex-ministro da Integração Nacional no governo tucano de FHC, transmite com tanta desenvoltura e praticidade a técnica para o sucesso de uma gestão pública.

Claudionor propõe um debate em União dos Palmares com palestra do professor e cientista político Eduardo Magalhães. Alguns vereadores já avisaram que não concordam com a idéia. União, por sinal, não é a única cidade a boicotar o debate da Uveal. No encontro que a instituição promoveu em Traipu, o prefeito Marcos Santos (PTB), apesar de estar preso, proibiu seus vereadores de comparecer.

Enquanto isso, a agenda da Uveal vem se esgotando com tantos presidentes de câmaras de vereadores solicitando o debate em suas cidades.

O presidente da Uveal, Hugo Vanderley, lamenta o impasse surgido em União. Ele acha o debate salutar e garante que não o evento não tem conotação política ou pretensão de criticar o governo federal ou estadual. “Nosso objetivo é mostrar o trabalho de uma gestão que deu certo em Alagoas e que está despertando interesse até de outros estados, como Pernambuco e Ceará”, disse o vereador.

A escolha de União, segundo Hugo Vanderley, foi em função de sua localização como cidade pólo da Zona da Mata. Ele pretende realizar o encontro em outra cidade da região e já iniciou os contatos com este fim. "Não podemos interromper a agenda de debates, porque ele é muito importante para os prefeitos e os vereadores de todos os municípios alagoanos”, completou o presidente da Uveal.

Por sua vez, a presidente estadual do PMDB Jovem, Mellina Freitas, prefeita do município de Piranhas, lamentou o incidente do impedimento da Uveal. Para ela, "um evento importantíssimo, a melhor forma de harmonizarmos, de amadurecermos e trocarmos ideias entre os gestores públicos, principalmente sobre as boas práticas e a qualidade que devem ser exercidas no serviço público".

Antes dessa investida contra Praxedes, o presidente tucano Claudionor Araújo tentou pressionar o vereador palmeirense França Junior, do seu partido, a se afastar da comissão responsavel pelo evento da Uveal. França recusou e continua dando total apoio ao encontro, inclusive, foi ao ulitimo encontro em Marechal Deodoro.
 

acesse>>twitter>>@Bsoutomaior

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..