A diretora da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), da Polícia Civil, delegada Ana Luíza Nogueira, foi homenageada na manhã desta sexta-feira (9), em sessão especial da Assembléia Legislativa Estadual (ALE) comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Ela recebeu uma placa pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana, juntamente com outras onze mulheres que têm destaque em seus campos de atuação profissional.

A sessão solene e a homenagem foram propostas pelas deputadas estaduais Flávia Cavalcante e Thaíse Guedes, como forma de chamar a atenção para a importância do papel da mulher dentro do contexto social nos dias de hoje.

“Essa homenagem é importante porque se trata de um reconhecimento da sociedade ao trabalho desempenhado pela Polícia Civil de Alagoas e por todas as mulheres que fazem parte da instituição”, disse a delegada.

Antes de assumir a direção da Deic, em janeiro deste ano, Ana Luíza Nogueira – natural de Pernambuco – foi titular da Delegacia dos Crimes contra a Criança e o Adolescente; da distrital de Branquinha, do 2º Distrito da Capital e da SERB (Seção Especial de Roubo a Bancos).

Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Ciências Criminais e Docência, além de Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ela é também professora de Direito Penal e Processo Penal.

Nos últimos anos, participou de diversos cursos em Alagoas e em outros Estados, entre eles Operações Policiais Especiais, Lavagem de Dinheiro (Florianópolis), Técnicas de Investigações (Brasília), Desaparecimento de Pessoas (convênio com a Interpol) e de workshop internacional em técnicas de investigação sobre crimes relacionados ao desaparecimento de pessoas e crimes facilitados pela internet (Brasília).

Além da delegada, também foram homenageadas: Andréa Lima da Silva (professora); Asmerilde de Lima Ferreira (lavadeira); Aurentine Silva da Conceição, Elizete dos Santos e Marinete Maria dos Santos Silva (servidoras públicas do HGE); Maria Auxiliadora Rodrigues (médica); Josefa Umbelino dos Santos, a Irmã Josefa (religiosa); Maria Flor dos Santos (rainha de Guerreiro); Mariângela dos Santos Silva (gari); Marisbel de Castro Rangel (motorista de ônibus) e Edlene Bandeira Pimentel (militar do Bope).

A sessão especial foi presidida pelo deputado Fernando Toledo e teve as presenças ainda dos deputados Judson Cabral, Ronaldo Medeiros e Jeferson Morais, além de convidados.