Começa nesta quinta-feira, no Rio, o II Mundial de Futevôlei 4 por 4. O torneio reúne craques de sete países nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. Um dos favoritos ao título, o Brasil será representado por duas equipes, uma liderada pelo tetracampeão mundial Romário e a outra pelo craque Renato Gaúcho. O país lutará pelo inédito título mundial medindo forças com as seleções de França, Espanha, Portugal, Argentina, Itália e Paraguai, o atual campeão. O SporTV transmite todas as emoções da competição a partir das 18h desta quinta-feira.
Além dos craques brasileiros, o Mundial traz outras estrelas. Pelo Paraguai, destaque para o ex-craque do Fluminense Romerito; Aldair, que fez fama jogando pelo Flamengo e pelo Roma, integra o time italiano; Donato, ex-jogador do Vasco, comanda a Espanha; à frente do time argentino, está ninguém menos do que Claudio Caniggia, carrasco do Brasil na Copa de 1990, quando marcou o gol que eliminou a seleção canarinho daquele Mundial.
Aos 44 anos, Caniggia diz não ver a hora de reencontrar antigos companheiros do futebol.O jogador argentino chegou ao Rio nesta quarta-feira e, nesta quinta de manhã, fará o único treino antes do torneio.
- Joguei com o Aldair, no Roma. Renato Gaúcho e Romário foram meus contemporâneos. Vai ser legal revê-los depois de tantos anos. Joguei amistosos com o Donato há uns três anos, na Espanha, onde moro atualmente - acrescentou.
Amigo pessoal de Maradona - de quem recebeu o passe do fatídico gol de 90 -, Caniggia exalta a evolução do futevôlei:
- Há 20 anos, só se jogava na praia por diversão. Hoje, temos um campeonato mundial com diversos países participando, algo que seria impensável tempos atrás. Não havia televisão transmitindo, muito menos patrocinadores - ressaltou ele.
Confira as escalações de todas as seleções:
BRASIL 1: Romário, Leo Tubarão, Anderson, Alexandre e Helinho
BRASIL-2: Renato Gaúcho, Leandro, Fábio, Tatá, Pião
ITÁLIA: Aldair Mazzieri, Montanari, Bernardo, Denny
PORTUGAL: Oceano, Bruno Santos, Marco, Alex Oliveira, Bruno Alexandre
URUGUAI: Tabaré Silva, Christian, Chueco, Seba, Nico
PARAGUAI: Romerito, Quicho, Jesus, Victor, Odi
ARGENTINA: Caniggia, Mariano, Sebastian, Lizandro, Pablo
ESPANHA: Donato, Alex, Nacho, Cabanillias, Jorge