A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu nesta terça-feira (6), nutricionistas e pedagogas do município e do Estado com o intuito de traçar a programação para a Semana de Prevenção da Obesidade Infantil, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de abril, em 13 escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão cerca de 10 mil alunos beneficiados com a ação.
De acordo com a representante do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da secretaria, Edileuza Maciel, a programação vai contar com palestras nas escolas para pais e alunos, filmes didáticos relacionados ao tema, além de um lanche coletivo e atividades físicas. Ela explicou que a Semana de Prevenção da Obesidade Infantil terá como objetivo ressaltar os riscos da doença, além de promover estilos de vida mais saudáveis, enfatizando a importância do acompanhamento médico da criança. “A ideia é proporcionar aos participantes um novo olhar sobre o problema, despertando o interesse em combatê-lo”, afirmou.
Para a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Marta Maia Nobre, a ação orientará sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada para combater a obesidade. “Vamos promover a saúde da criança na escola, prevenindo a obesidade infantil e outras doenças não transmissíveis como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes”, afirmou.
As escolas beneficiadas com a ação serão: Rui Palmeira, Nosso Lar I, Walter Pitombo Laranjeiras, Arnon de Melo, Sagrado Coração de Jesus, Eulina Alencar, João XXIII, Paulo Bandeira, Mario Mafra, Lamenha Lins, Lenilton Alves e José Maria de Melo.