O professor e técnico do Departamento de Educação Especial da Semed, Jorge Fireman, assumiu a coordenação adjunta do Fórum Alagoas Inclusiva (biênio 2012-2014). A solenidade de posse dos integrantes do fórum aconteceu na Casa da Indústria e contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), Moisés Bauer (também presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil –ONCB - e da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul) Ele falou sobre a importância e a força que o Fórum tem nas discussões de questões importantes da sociedade.
O Fórum parte do princípio de que o trabalho é a porta de acesso aos demais direitos fundamentais do cidadão, e tem como objetivo principal o combate à discriminação nas oportunidades de emprego por motivos de raça, cor, sexo, idade, gênero, deficiência, condição social ou qualquer outra condição que coloque o indivíduo em desvantagem social.
O Fórum Alagoas Inclusiva tem a seguinte formação: Coordenadora Geral: Rosinha da Adefal (Frente PcD), Coordenador Adjunto: Jorge Fireman (Semed), Secretária: Analina (AAPPE), Secretária Adjunta: Danielle Maciel (ABRH), Coordenação de Comunicação e Eventos: Delma (Assista), Coordenador adjunto: Bartolomeu Barbosa - ‘Beto cego’ (Acal).
Na ocasião, também foram empossados os membros das comissões que integram o Fórum, com os respectivos cordenadores: Comissão de Educação - Jorge Fireman (Semed); Comissão de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer - Mário Lima (Asal); Comissão de Gestão de Pessoas - Danielle Maciel (ABRH); Comissão de Articulação das Instituições - Danielle Maciel (ABRH); Comissão de Segurança- Jorge Luiz (Idea).
Diversas autoridades e representantes de entidades prestigiaram a solenidade, entre elas o deputado estadual Judson Cabral e o vereador Théo Fortes, a presidente do TRT 19ª Região, Vanda Lustosa, representantes das secretarias de Transporte e Trânsito, da Saúde, de Esporte e Lazer, da Mulher, da Assistência Social e da Educação, além de integrantes e presidentes de diversas entidades de pessoas com deficiência de municípios como Arapiraca, Cajueiro, Maribondo, São Sebastião, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Piaçabuçu, entre outras.
Após a solenidade de posse, o presidente do Conade se reuniu com as entidades e apresentou as atividades que o Conselho Nacional tem desenvolvido, ao tempo em que fortaleceu o movimento para reestruturar os conselhos Municipal e Estadual das Pessoas com Deficiência.
O Fórum Alagoas Inclusiva foi criado em dezembro de 2008, tendo como base o Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho. O grupo de formação espontânea é integrado por representantes da sociedade civil organizada, sistema S, empresariado e órgãos públicos.