A 1ª etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua de Maceió, uma promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), foi um sucesso. Ao término da competição realizada no Conjunto Village Campestre II, na manhã do último domingo (26), em Maceió, os organizadores arrecadaram mais de 800 kg de alimentos doados pelos mais de 400 corredores inscritos na prova de cinco quilômetros.
A disputa abriu o calendário oficial de corridas de rua de Maceió, previamente debatido entre atletas e demais órgãos diretamente envolvidos – a exemplo de Corpo de Bombeiros e Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) –, a fim de se garantir segurança a todos os participantes, inclusive de outros estados.
Cada corredor inscrito doou pelo menos um quilo de alimento não perecível. Todos receberam medalha de participação, enquanto que os três melhores foram premiados com troféus. Com o gesto de solidariedade, todos puderam contribuir para o fortalecimento de instituições de caridade com reconhecida atuação em Maceió.
Os alimentos arrecadados foram entregues, pelo secretário Gustavo Toledo, à coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió, Ada Mello, a fim de que a Igreja proceda à distribuição entre aqueles que mais necessitam.
O diretor jurídico da Organização Arnon de Mello (OAM) – e corredor - Djalma Mello, foi homenageado, em reconhecimento ao entusiasmo com que se dedica à promoção de eventos desse tipo, tornando-se um dos maiores incentivadores das corridas de rua em Alagoas.
Ao todo, serão nove etapas distribuídas ao longo do ano – a próxima será em 25 de março, novamente no Village Campestre –, contemplando várias comunidades, inclusive na periferia de Maceió, com o intuito de se popularizar ainda mais o esporte, encarado pela Semel como instrumento de inclusão social. Os outros bairros que ganharão provas do Circuito são: Pontal da Barra, Jacintinho, Osman Loureiro, João Sampaio, Benedito Bentes e Tabuleiro dos Martins.
Nesta primeira etapa, o campeão no masculino foi o corredor pernambucano John Lennon da Silva. Já entre as mulheres, a grande vencedora foi a veterana Vera Lúcia Leite, seguida de perto por Luciane Holanda, atleta patrocinada pela Semel e que cruzou a linha de chegada apenas sete segundos depois.
“Só temos a agradecer a todos que fazem a Semel. Deixo também o nosso muito obrigado aos parceiros, que não têm medido esforços em auxiliar o nosso trabalho, que tem como objetivo desenvolver cada vez mais o esporte em Maceió”, destacou o secretário Gustavo Toledo, referindo-se a incentivadores como o Sesc, a Braskem e o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.