Unidades do município realizaram 690 atendimentos durante o carnaval

03/03/2012 02:25 - Saúde
Por Redação

As Unidades de Saúde de Pronto Atendimento (PAs) do município colocadas à disposição da população durante o período carnavalesco pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram 690 atendimentos de pequenas ocorrências, em demanda espontânea, encaminhando para os mini pronto-socorros e hospitais como HDT e HGE apenas os casos considerados mais graves.

O pronto atendimento nas sete unidades de referência do município foi realizado no carnaval entre os dias 18 e 21 de fevereiro, com o mesmo horário de atendimento da rotina do serviço, que funciona das 7 às 19h, diariamente, inclusive aos domingos e feriados. O plantão do carnaval atendeu todos os distritos sanitários da capital. O maior número de ocorrências foi registrado na US Roland Simon, localizada no Vergel, que atendeu 182 casos. O segundo maior número de atendimentos foi no PAM Bebedouro, com 125 ocorrências.

Nas demais unidades, os atendimentos ficaram da seguinte forma: Ib Gatto Falcão, na Colina dos Eucaliptos, 87 ocorrências; US Aliomar Lins, no Benedito Bentes I, 83 ocorrências; US Pitanguinha, 79 casos atendidos; US Oswaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra, 76 ocorrências; e US João Paulo II, no Jacintinho, com 58 casos atendidos.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Márcia Amaral, afirmou que as unidades de saúde do município trabalharam de forma coordenada com as unidades do Estado, dando a assistência necessária às pessoas que precisaram de atendimento básico de saúde no período de carnaval.
PAs – Criado pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da SMS em fevereiro de 2011, o Pronto Atendimento do município vem se consolidando, na rotina da assistência de saúde, como “porta de entrada” para o atendimento básico de ocorrências como crises hipertensivas, convulsivas e alérgicas, diarreias, dores diversas – abdominais, na cabeça, no peito – vômitos, infecções urinárias, cólicas menstruais e renais, curativos de pequenos cortes e desidratação, entre outras, com a finalidade de desafogar as unidades de atendimento de urgência e emergência – como os mini pronto-socorros e o HGE.

O serviço nas unidades de referência vem crescendo mês a mês, tanto que, no ano passado – de fevereiro a dezembro – foram registrados 64.600 atendimentos, com destaque para as unidades Ib Gatto Falcão (localizada na Colina dos Eucaliptos) e Roland Simon (no Vergel do Lago), que superaram todas as expectativas, com mais de 13 mil atendimentos em 2011.
Mais Notícias
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..