Maioria dos brasileiros não quer partido novo, diz estudo do PSD

03/03/2012 02:09 - Política
Por Redação

O recém-criado Partido Social Democrático (PSD), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, publicou e distribuiu para a militância, na última sexta-feira, em São Paulo, uma pesquisa de âmbito nacional. Entre os dados do estudo "O que querem os Brasileiros", que declara ter ouvido 3 mil pessoas na pesquisa quantitativa e 180 na qualitativa em 46 cidades de 18 Estados no fim de 2011, chama atenção que 58% dos entrevistados manifestaram não querer um novo partido político.

Os brasileiros que apoiariam um novo partido somavam 32% dos entrevistados, e os que não tinham opinião, 11%. Em seguida, como para suavizar a rejeição a uma nova sigla, a mesma pesquisa analisa que "há espaço para um partido inovador". Para respaldar a afirmação, o dado seguinte aponta que 81% dos brasileiros acham que deveria ser criado um partido que defenda a lei e a ordem, e 61% diz que, se um partido fosse criado, deveria cuidar de todos, contra 35% opinando que o foco deveria ser os mais pobres.

Para o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que preside o "Espaço Democrático", evento onde foi distribuído o material, a opinião reflete a saturação dos brasileiros do ambiente político atual. "É uma pesquisa que norteia o partido para ocupar o espaço", diz Afif. O político destacou ainda o posicionamento ideológico do brasileiro, que se coloca ao centro. A pesquisa aponta que a maior parte dos brasileiros (30%) se posiciona na centro-direita, enquanto 28% no Centro e 24% na centro-esquerda. Para Afif, os dados indicam o "conservadorismo" do brasileiro, marcado principalmente pelo apego à família.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..