Um grande número de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem movimentado o núcleo de validação de dados instalado no órgão para garantir a atualização de seu cadastro funcional pelo Censo 2012, que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió. Direcionada a todos os funcionários efetivos em atividade no município – quer sejam celetistas ou estatutários – a atualização tem a finalidade de assegurar maior agilidade quando o servidor precisar dar início ao seu processo de aposentadoria.
“O censo funcional tem importância especial para o servidor, pois ele poderá contar com seus dados em dia, resguardando assim todos os benefícios a que tem direito”, afirma a coordenadora de Administração de Recursos Humanos da SMS, Alanne Rocha.
A coordenadora recomenda, porém, que os servidores da saúde municipal – que têm à disposição um núcleo de validação no prédio sede da secretaria – atualizem seus dados o quanto antes, evitando os tumultos e transtornos provocados pela tradicional alta demanda dos últimos dias de medidas com prazo de finalização estabelecido. Alanne frisa, ainda, que já estão disponíveis todas as certidões de efetivo exercício dos quatro mil servidores da Saúde Municipal, um dos documentos exigidos na atualização dos dados.
Apesar de seguir até abril, o atendimento no Censo Funcional 2012 precisa ser agendado pela internet (www.recad.maceio.al.gov.br) ou pelo telefone 0800 0953302. Até o final de março, a atualização está direcionada para os funcionários efetivos nascidos nos meses de julho, agosto e setembro e não há previsão de prazo para retardatários.
Para fazer o recadastramento, o servidor da SMS deve se dirigir ao núcleo de validação de dados da secretaria (localizado na Rua Dias Cabral, 569, Centro), das 8h às 16h, com originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF ou NIT, PIS/Pasep, título de eleitor, certidão de nascimento dos dependentes, certidão de nascimento ou casamento, carteira de reservista (Forças Armadas), carteira de trabalho, comprovante de residência atual, histórico escolar ou diploma de graduação, certidão de efetivo exercício (emitida pela Coordenação de Administração de Recursos Humanos da SMS, responsável pelo processo na saúde municipal, em parceria com a Coordenação de Informática) e certidão de tempo de serviço ou tempo de contribuição ao INSS (opcional).