Municípios alagoanos realizam semana de ação contra a obesidade

02/03/2012 22:55 - Interior
Por Redação

A partir de segunda-feira (5), 92 municípios alagoanos realizam a Semana Saúde na Escola, que vai mobilizar, até a sexta-feira (9), as comunidades escolares em torno da prevenção da obesidade. As cidades interessadas em participar tiveram que fazer a adesão junto ao Ministério da Saúde (MS) e receberam apoio financeiro adicional para a ação.

A iniciativa contará com palestras, avaliações nutricionais e agendamento de visitas das famílias às Unidades Básicas de Saúde. Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Aracy Lessa, a programação foi montada pelas administrações municipais. “Também serão realizadas atividades culturais e de teatro”, diz ela.

 

O intuito é alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre a importância das boas condições de saúde para o desenvolvimento tanto na escola como na formação da cidadania. O trabalho de promoção da saúde também pretende estimular a alimentação saudável, bem como práticas corporais e atividade física.

A semana também terá participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que, na próxima quinta-feira (8), estará na Escola Manoel de Barros, em Santa Luzia do Norte, para auxiliar na ação. A orientação começa às 9h e será realizada por técnicos da Diretoria de Atenção Básica (DAB) do órgão.

A coordenadora do PSE destaca que cada cidade escolheu uma unidade escolar para iniciar a ação. “A mobilização vai começar por essa escola selecionada pela administração para, então, ir sendo levada para as outras também. Além disso, os municípios também terão que escolher outros dois temas para trabalhar no ano letivo de 2012”, explica.

Entre esses tópicos propostos estão a promoção de modos de vida saudáveis; a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) e de hepatites virais; os riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e o combate ao bullying e à discriminação contra os homossexuais. Cada município terá que trabalhar dois temas ao longo do ano.

A adesão à mobilização era voluntária e poderia ser realizada pela escola em parceria com a equipe de Saúde da Família. Para habilitar-se, os municípios e o Distrito Federal deveriam ter concluído o processo de pactuação das metas do Programa no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

 

Obesidade infantil

Estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no Brasil, em especial devido à mudança nos hábitos alimentares e à diminuição da prática de atividades físicas. Em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras dessa idade está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 do IBGE também aponta que os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..