Parceria entre Eletrobras e Prefeitura de Maceió beneficia mais de 10 mil famílias‏

29/02/2012 04:20 - Maceió
Por Redação

A Eletrobras Distribuição Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai cadastrar, em março, mais de 10 mil famílias da capital alagoana, inscritas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Todas receberão automaticamente o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá descontos de até 65% na conta de luz. A parceria permitiu o cruzamento do banco de dados das duas entidades para identificar as unidades consumidoras aptas a receber as vantagens.

Com isso, a Eletrobras incluirá no seu cadastro o Número de Inscrição Social (NIS) dos atendidos pelo Programa, condição indispensável para o benefício da Tarifa Social de Energia. Em breve a Secretaria de Assistência Social de Maceió disponibilizará à Eletrobras o banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) desta cidade, que ampliará significativamente o número de maceioenses beneficiados por meio dessa recente parceria, tendo em vista o maior volume de famílias contempladas no CadÚnico.

Também estão em curso conversações com as Prefeituras de Palmeira dos Índios e Arapiraca para ampliar o acesso dessas populações ao benefício. “Embora a Eletrobras tenha feito várias campanhas convocando os consumidores a se cadastrar ou a renovar o cadastro na Tarifa Social, muitas famílias acabaram perdendo o prazo e foram descredenciadas. Para tentar reverter esse quadro, estamos agora correndo atrás desses consumidores, que têm direito ao subsídio e agora serão automaticamente inseridos no sistema da distribuidora. Estar inscrito na tarifa social é o primeiro requisito para participação em projetos como o Agente Eletrobras, que beneficia os consumidores com troca de lâmpadas e geladeiras.”, afirmou Marcelo Ximenes, gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética.

Seguindo a estratégia de busca ativa proposta pelo Governo Federal, a parceria vai promover uma maior inclusão das famílias na rede de proteção social básica e garantir o acesso a Tarifa Social. O percentual de desconto na tarifa de energia varia de acordo com a faixa de consumo, com descontos entre 10 e 65%, até o consumo mensal de 220kWh. O programa beneficia famílias inscritas no CadÚnico, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e indígenas e quilombolas inscritos no CadÚnico.

Vale ressaltar que a distribuidora continua atendendo consumidores que desejem se inscrever na Tarifa Social. Para isso, basta apresentar documento oficial com foto, CPF e o Número de Identificação Social (NIS) ou o comprovante de vínculo familiar se o titular da conta for diferente do beneficiário do NIS.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..