Maceió recebe reunião de Conselho Nacional de Combate à Discriminação

29/02/2012 05:30 - Maceió
Por Redação

Teve início, nesta terça-feira (28), a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O evento, que acontece no Hotel Radisson e segue até quarta (29), tem como objetivo discutir políticas públicas para o segmento. A agenda do grupo em Alagoas começou na segunda (27), com um encontro com lideranças do movimento.

 

Além dos conselheiros, a mesa de abertura foi composta também pelo secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Ramaís de Castro Silveira, e pelos secretários de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, e da Defesa Social, Dário Cesar. Na ocasião, os gestores ressaltaram a importância de receber o encontro na capital alagoana.

 

Segundo Katia Born, o momento é fundamental para as discussões. “A reunião faz uma provocação boa e nova. Ela é importante por vários motivos e, principalmente, por discutir questões como a cidadania e a violência contra os homossexuais. Estamos finalizando nosso plano estadual de políticas públicas e vamos discuti-lo com os municípios, pois é preciso que eles tenham isso em pauta”, disse ela.

 

O secretário Dário Cesar também se colocou à disposição para debater o tema. “Faço questão de estar sempre acompanhando esses momentos e de demonstrar apoio à causa. Nesse sentido, criamos recentemente um grupo de trabalho para acompanhar crimes homofóbicos”, destacou ele durante a abertura, que teve ainda a presença dos secretários municipais de Educação, Thomaz Beltrão, e de Ação Social, Francisco Araújo.

 

O presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Nildo Correia, também lembrou a importância da vinda do conselheiros para Maceió. “É fundamental para Alagoas, pois é um momento de reflexão para o movimento, que está discutindo com o governo ações para a área. O conselho tem um papel fundamental nesse sentido e a secretária Katia Born está comprometida com as demandas”, expôs ele.

 

Alagoas é o primeiro Estado a receber o Conselho Nacional de Combate à Discriminação à Pessoa LGBT. A abertura do evento contou com a avaliação do cronograma de ações e da agenda política para 2012, além das exposições das Câmaras Temáticas Permanentes. Durante a reunião, também foi apresentado o Plano de Políticas Públicas e Promoção da Cidadania para a População LGBT da capital.

 

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, o Governo tem mostrado preocupação em debater e solucionar a violência contra homossexuais. “É muito importante ver essa receptividade dos gestores. É bom chegar aos locais e ver gestores empenhados e preocupados com a questão. Precisamos disso para dar continuidade à luta”, ressaltou Ramaís de Castro Silveira.

 

Ele também parabenizou o Estado pela redução da violência durante o Carnaval, lembrada pelo secretário de Ação Social de Maceió em sua fala. Durante o período, o número de homicídios teve uma queda de 22%. “Parabenizamos o Estado e esperamos que o mesmo possa acontecer com os crimes de caráter homofóbico”, afirmou Ramaís de Castro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..