Técnicos irão inspecionar casas de partos para estruturar Rede Cegonha

28/02/2012 00:00 - Maceió
Por Redação

Um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará inspecionado, a partir do dia 7 de março, dezoito casas de parto alagoanas, segundo definição adotada nesta segunda-feira (27). O objetivo é estruturá-las para que seja implantado o Programa Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde (MS) para humanizar e qualificar a assistência às gestantes e recém-nascidos, visando reduzir a mortalidade materna e infantil.

Durante as inspeções, que serão iniciadas pelos municípios de Atalaia, Capela e Cajueiro, os técnicos irão avaliar as condições técnicas e operacionais das casas de parto, bem como, a disponibilidade de um efetivo de recursos humanos. A partir daí, será realizada a reestruturação das unidades, efetivando àquelas que serão referência em cada região de saúde, culminando com a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, além do transporte para o pré-natal e parto.

Segundo a coordenadora do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, só a partir do resultado das inspeções é que os técnicos da Sesau irão apontar quais os municípios serão referência. “Por isso, esta visita in loco será relevante, pois iremos analisar todos os pontos que são importantes para que uma casa de parto possa ser considerada referência de assistência às gestantes, parturientes e recém- nascidos”, ressaltou.

Para realizar as inspeções, o Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha elaborou um plano de ação regional. Com base nele, os técnicos irão analisar se as casas de parto evidenciam a assistência à mulher, trabalham o pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco, parto e nascimento, além dos indicadores de mortalidade e morbidade, de atenção e a situação de capacidade instalada.

 

Grupo condutor

 

Responsável pelas inspeções, o Grupo Condutor da Rede Cegonha foi instituído graças à portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Composto por profissionais da saúde estaduais, municipais e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A iniciativa tem o objetivo disseminar projetos que assegurem condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços correspondentes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..