SMS discute estrutura para garantir procedimentos cardiopediátricos

28/02/2012 02:20 - Saúde
Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está empenhada em garantir o atendimento adequado aos usuários que necessitem dos procedimentos cirúrgicos cardiopediátricos no município. A informação é do secretário Adeílson Loureiro, que já vem discutindo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, a estruturação desse serviço em Alagoas, como determinou o juiz Fábio José Bittencourt, em decisão judicial publicada no Diário Oficial do Estado.

“Decisão judicial não se discute, cumpre-se. Somos favoráveis, tanto quanto o Estado, à realização do serviço em Alagoas, mas esbarramos na carência de profissionais especializados em cardiopediatria para garantir uma escala de plantão de UTI. Essa discussão já vinha sendo feita, a diferença é que agora teremos um prazo de 90 dias para cumprir a determinação. Por isso, buscaremos a parceria da Sociedade Alagoana de Cardiologia para tentar solucionar a questão”, ressalta Loureiro.

O secretário explica que apenas os procedimentos cardiopediátricos realizados com crianças com peso abaixo de 10kg – que somam cerca de 3 pacientes a cada mês – exigem a necessidade do profissional especializado nessa área, por conta dos cuidados intensivos no pós-operatório. Para o atendimento desses casos, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde já haviam firmado convênio com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o Hospital IMIP, em Recife, garantindo a assistência necessária a esses pequenos pacientes, num serviço que é referência para todo o Nordeste.

“O compromisso desta gestão é assegurar o acesso aos serviços disponibilizados pelo SUS, inclusive, a este procedimento. Nenhuma criança correrá o risco de não ser atendida”, reforçou o secretário, lembrando que, com exceção desse público específico, os demais procedimentos cardiopediátricos vêm sendo feitos rotineiramente no Hospital do Açúcar e na Santa Casa de Misericórdia.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..