Os prestadores de serviço dos mercados públicos de Maceió vão ter a oportunidade, na próxima segunda-feira (5), de participar de um curso de conhecimentos básicos em eletrônica e manutenção de computadores. O curso é aberto ao público dos mercados públicos e tem o objetivo principal de capacitar profissionais como os carregadores, por exemplo, que muitas vezes compram ou ganham equipamentos eletrônicos danificados e não sabem como consertá-los. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
O curso vai ser realizado nas dependências dos mercados da Produção, Jacintinho e Popular. O treinamento terá duração de dois meses e tem previsão para acabar em 30 de abril. Os interessados podem fazer sua inscrição na administração desses mercados. As aulas terão duração de duas horas e acontecerão duas vezes por semana.
A grade do curso terá a seguinte ordem: introdução a eletrônica; conhecendo e utilizando as ferramentas; conhecendo os componentes e sua simbologia; aprendendo a utilizar o ferro de soldar e o sugador; estudo da simbologia e análise de diagramas; analisando e conhecendo os estágios; manutenção em computadores; e introdução à era da TV digital.
Além desse curso, na próxima segunda-feira também serão iniciadas novas turmas do projeto “Telecentro Digital”. O curso é aberto ao público e vai oferecer formação em informática básica nas dependências dos mercados da Produção, do Tabuleiro do Martins e do Benedito Bentes.
São apenas dez vagas e os interessados podem fazer a inscrição nas respectivas administrações dos mercados. As aulas terão duração de duas horas e acontecerão três vezes por semana, durante dois meses.
O projeto tem como objetivo proporcionar inclusão digital e dar oportunidade à população carente de ter um curso que poderá somar na sua vida profissional. No término do curso, os alunos receberão certificado de conclusão.