Renan participa de debate sobre capacidade de endividamento dos estados

28/02/2012 17:40 - Política
Por Redação
Image

O senador Renan Calheiros participou nesta terça-feira, 28, de uma reunião realizada com os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e as lideranças partidárias, com os governadores estaduais, visando o resgate da capacidade de investimentos dos Estados. Um dos assuntos tratados na ocasião foi o centralismo fiscal que vem asfixiando a atividade econômica das unidades federadas.

Tal tema foi levantado pelo PMDB, desde o ano passado. Em reunião dos senadores do PMDB com a presidente Dilma Rousseff, o partido defendeu – por unanimidade – a necessidade de renegociar novos parâmetros para as dívidas dos estados com a União. Todos concordam que o atual indexador da dívida, o IGP-DI, é desproporcional e incompatível com a atual realidade do Brasil e com a capacidade de pagamento dos estados.

Renan afirmou que o “PMDB subscreveu o Projeto de Lei de iniciativa do senador Eduardo Braga (PMDB/AM) que muda o indexador”. O projeto do PMDB propõe exatamente substituir o IGP-DI pelo IPCA, acrescido de 2% de juros. O líder Renan informou que a dívida consolidada dos estados, em 1998, somava 93,2 bilhões de reais.

“Nos últimos dez anos, os estados pagaram R$ 96 bilhões em dívidas e o saldo devedor cresceu para R$ 320 bilhões”, completou o líder do PMDB. Outra destacada reunião foi realizada no gabinete do presidente do Senado, José Sarney, com as maiores centrais sindicais do Brasil e os representantes das mais importantes unidades empresariais do Brasil.

Todos em busca de uma solução para a chamada Resolução 72, que trata da unificação estadual do ICMS nas importações. Atualmente, é crítica constante o possível processo de desindustrialização em algumas unidades da federação. Este tema, por parte do PMDB, será ainda mais discutido na reunião do partido, marcada para a tarde desta quarta-feira, 29.
 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..