Governador comemora avanços da Uncisal, que prepara PSS

28/02/2012 21:35 - Política
Por Redação

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu na segunda-feira (27) a reitora da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rosangela Wyszomirska, a vice-reitora Almira Alves e o diretor da Maternidade Santa Mônica, Telmo Henrique. Eles apresentaram o relatório de desempenho da Uncisal em 2011 e anunciaram que a instituição já constituiu comissão interna para realização do Processo Seletivo Seriado (PSS).

O governador parabenizou a equipe pelo trabalho à frente da instituição, que tem mostrado resultados positivos. “Queremos afinar os nossos objetivos com os da Uncisal, que é uma instituição de extrema importância para o Estado, com credibilidade crescente e uma gestão de comprovada unanimidade quanto à sua competência”, afirmou o governador.

A reitora mostrou a estrutura da Uncisal, que possui 1.400 alunos divididos em nove cursos de graduação e 1.900 alunos divididos em 96 turmas nos municípios alagoanos, em cursos técnicos. Fazem parte ainda da estrutura da Uncisal a Maternidade Escola Santa Mônica e os Hospitais Escola Portugal Ramalho e Hélvio Auto, além das clínicas de Fisioterapia e de Fonoaudiologia – única que faz distribuição gratuita de aparelhos de surdez em Alagoas - e a única de Terapia Ocupacional do Estado; o Laboratório e o Serviço de Verificação de Óbitos.

“Temos também aprovados dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo direcionados para casos de adicção em álcool e drogas e outro para casos psiquiátricos, que esperamos implantar em breve”, explicou a reitora Rosangela Wyszomirska.

Ela demonstrou com gráficos os avanços conseguidos pela sua gestão, que levaram o curso de fonoaudiologia, em 2011, ao 5º lugar entre os melhores do País, com a melhor nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Também no ano passado, a Uncisal foi recredenciada pelo Ministério da Educação e atingiu a nota de 4,45 (a nota máxima é 5). Rosangela Wyszomirska disse também que entre 2007 e 2009, a faculdade de Medicina era a penúltima no ranking. “Atualmente, somos a 60ª entre 177 faculdades existentes no país”, explicou a reitora, salientando que a Uncisal agora está entre as 300 melhores universidades dos Brasil, entre mais de 2.500 instituições.

Do ponto de vista social, de acordo com os dados de 2009 a 2011 apresentados, a Uncisal também avançou muito, triplicando a participação de alunos provenientes das famílias com renda mensal de menos de meio salário mínimo. “Muito mais alagoanos frequentam nossos cursos. Houve aumento da participação dos alagoanos. De 77% a 100% dos alunos do primeiro do curso de medicina são de Alagoas", afirmou.

Teotonio Vilela comemorou os números apresentados e avaliou, juntamente com o secretário executivo do Gabinete do Governador, Herbert Motta, e os representantes da Uncisal, as primeiras ações do Governo para a execução do Processo Seletivo Simplificado (PSS), e posteriormente, concurso público e equiparação salarial para professores. De acordo com o governador, é necessário agir o quanto antes para manter as conquistas e corrigir distorções. “A partir desta sexta-feira, já iniciamos as conversas com a Secretaria da Fazenda para avaliar os impactos e fazer os encaminhamentos necessários”, garantiu. No âmbito da Uncisal, a reitora garantiu a criação imediata de uma comissão interna para fazer um levantamento para a produção do PSS.

Gestão estratégica

Durante a reunião, a reitora foi convidada pelo Governador para participar, durante toda a próxima semana, em São Paulo, juntamente com ele e parte do secretariado estadual, do Amana-Key, um seminário de inovações nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas. A meta é orientar organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil a atuar com excelência em seus respectivos campos, auxiliando na evolução da sociedade como um todo – com equilíbrio – de forma saudável e sustentável. Os outros secretários estaduais participarão do curso em uma segunda data.

Ações

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..