FMI aprova quinto pacote de ajuda à Irlanda: 3,23 bilhões de euros

28/02/2012 05:37 - Economia
Por Redação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta segunda-feira uma ajuda de 3,23 bilhões de euros à Irlanda, como parte do quinto pacote do acordo de resgate assinado em dezembro de 2010, de três anos de duração.

Após a aprovação deste novo desembolso por parte do Diretório Executivo do Fundo, os empréstimos do órgão internacional à Irlanda chegam a 16,5 bilhões de euros de um total previsto de 22,6 bilhões.

'As autoridades irlandesas continuaram a aplicação do programa apesar das deterioradas condições externas, alcançando os objetivos fiscais de 2011 e avançando nas reformas estruturais para gerar crescimento e emprego', afirmou David Lipton, 'número dois' do FMI.

Além disso, Lipton destacou em comunicado oficial que 'após três anos de contração, o crescimento da Irlanda em 2011 foi de 1%, impulsionado especialmente pelo bom comportamento das exportações'.

No entanto, o Fundo prevê um arrefecimento da economia irlandesa em 2012 - de até 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) - devido à 'frágil' situação de seus parceiros comerciais.

A Irlanda é, junto com Grécia e Portugal, um dos três países europeus sujeitos atualmente a pacotes de resgate financeiro internacional como resultado da crise econômica.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..