Defesa Social apresenta projeto com metas para redução da violência

28/02/2012 01:00 - Maceió
Por Redação

Reduzir os índices de violência a partir da ampliação das ações de segurança pública por meio do princípio de responsabilidade territorial. Esse é o principal objetivo do Projeto de Compatibilização de Áreas dos Órgãos da Defesa Social, apresentado nesta segunda-feira (27) ao Conselho Estadual de Segurança Pública.

O projeto divide o Estado em quatro Regiões Integradas e 25 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que passarão a adotar uma gestão de resultados e o cumprimento de metas para a redução da violência – em especial os casos de homicídio.

O secretário de Estado da Defesa Social (Seds), Dário Cesar ressalta que, a partir do compartilhamento de áreas integradas pelas Polícias Civil, Militar e pelo Corpo de Bombeiros, o órgão vai estabelecer o cumprimento de metas de redução da violência por cada região. “Esse é um momento importante, porque estamos apresentando para a sociedade algo novo na área de segurança pública”, disse

“O nosso foco principal é a busca de resultados com metas comuns para áreas comuns”, comentou, lembrando que o Decreto nº 3.551, instituindo o projeto de compatibilização territorial já foi editado pelo governador Teotonio Vilela Filho. O secretário destaca que os recursos para a iniciativa estão garantidos por meio do programa Alagoas Tem Pressa.

Na apresentação do projeto ao Conselho de Segurança Pública, estiveram presentes dirigentes dos órgãos integrantes da Defesa Social, além de representantes de sindicatos e lideranças comunitárias. Na ocasião, houve um debate aberto com a participação dos presentes.

“Esse projeto é uma adaptação do que já vem sendo feito com êxito em outros estados, com a utilização máxima do efetivo disponível da polícia”, disse o presidente do colegiado, Paulo Brêda, acrescentando que o modelo de compatibilização de área territorial vinha sendo trabalhado pela Seds desde a publicação do decreto 3.551.

Pelo projeto, Maceió fará parte da 1ª Região, ao lado de cidades da Região Metropolitana, que inclui Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Messias, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Na capital, serão oito áreas integradas, compreendendo 50 bairros.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..