A superintendente de Direitos Humanos, Hélia Coelho da Paz, destacou a importância do encontro realizado pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da Presidência da República, ocorrido na noite de segunda-feira (27) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB-AL), com gestores governamentais, sociedade civil e movimentos sociais do Nordeste.

“É um grande momento para Alagoas. Esse encontro vem fortalecer o trabalho dos gestores governamentais no combate à discriminação, homofobia e violência”, afirmou Hélia, que representou a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.

Ao ressaltar que Alagoas foi escolhido para ser o primeiro Estado a sediar uma reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação a pessoa LGBT, a superintendente falou sobre o trabalho que a SEMCDH vem realizando no combate à discriminação, violência, homofobia e garantias dos diretos. Durante o encontro, conduzido pela presidenta interina do Conselho, Irina Bacci, foram discutidos os casos de violência contra homossexuais.

Segundo o coordenador geral de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gustavo Bernardes, o objetivo do Conselho Nacional LGBT e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi ouvir a sociedade civil e os movimentos sociais sobre as demandas e a situação da população LGBT nos estados e seus municípios.

“É um momento em que o Governo vem ouvir a sociedade a respeito das políticas públicas. É também um momento em que o Conselho vem se apresentar para o Nordeste. A secretaria também mostrou seu trabalho e o que está pensando para executar este ano. É um momento de troca de saberes e de diálogo entre o governo e a sociedade civil”, expôs Gustavo Bernardes.

Ele falou sobre o Centro de Referência que está sendo implantando em Alagoas pela Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. “Temos uma parceria com o Governo de Alagoas”, frisou, acrescentando que a Secretaria da Presidência da República quer estreitar essa parceria no trabalho de defesa dos direitos humanos da população LGBT.

“É a primeira reunião do Conselho fora de Brasília esse ano, abrindo os trabalhos em Alagoas. Isso simbolicamente é muito importante, pois o Conselho entende ser importante reforçar a defesa dos direitos humanos da população LGBT no Nordeste”, frisou.