Câmara aguarda nova decisão judicial para cassar vereador

27/02/2012 15:07 - Interior
Por Redação
Image

Atualizado às 20h55.

Os vereadores de São Luis do Quitunde aguardam um novo parecer do juiz Willamo Omena para dar continuidade à sessão extraordinária suspensa no último sábado (25), que deveria decidir sobre o processo de cassação do vereador Júnior Pedro, acusado de diversas irregularidades no período em que presidiu a Mesa Diretora da Câmara.


Júnior Pedro, que exercia seu segundo mandato como presidente da Casa, foi afastado do cargo, mas continuou exercendo suas atividades como parlamentar e recebendo os vencimentos, de acordo com o vereador Valdo, que faz parte da comissão formada para apurar as denúncias contra o colega.


Segundo Valdo, Willamo Omena já havia decidido que a comissão deveria continuar as investigações. No entanto, Júnior Pedro teria conseguido, junto ao juiz plantonista de Porto Calvo, João Paulo Martins, uma liminar suspendendo a sessão que poderia resultar na cassação de seu mandato. Com isso, o processo foi novamente remetido à Comarca de São Luis.


“Ele apresentou notas de pagamento no valor de mais de R$ 14 mil, referentes a combustível. Mas, a Câmara não tem contrato para locação de veículos nem combustível para ficar à disposição dos parlamentares. Ele está afastado há oito meses, o processo já foi concluído, mas ele conseguiu uma liminar e parou a tramitação na justiça”, explicou Valdo.


Segundo ele, a sessão que deveria ter acontecido sábado, poderá ser retomada a qualquer momento.

“Quando o oficial de justiça chegou com a determinação, a sessão já havia começado há mais de 30 minutos. Foi uma manobra, o juiz deu a liminar sem ter conhecimento do processo, nem o número ele sabia. O oficial chegou no carro do Júnior Pedro e ligou pra o juiz, que disse que se a sessão não fosse interrompida, todos da mesa seriam presos”, contou o vereador.
 

Resposta

O vereador Júnior Pedro afirmou, em contato telefônico com a reportagem do CadaMinuto, que o processo para sua cassação não passa de “armação política”. De acordo com o parlamentar, a manobra é articulada por Cícero Cavalcante.

“Essa sessão foi marcada para um dia de sábado, quando o juiz titular não está na cidade. A liminar obtida em meu favor é totalmente legítima e da decisão desse processo, cabe recurso”, afirmou Júnior.

O parlamentar afirmou que, amanhã, irá se reunir com seus advogados para formalizar uma série de denúncias contra a atual Mesa Diretora da Câmara de São Luiz. “Vou procurar os órgãos competentes, como a Polícia Federal, Tribunal de Contas e Ministério Público”, disse.

Ainda segundo Júnior Pedro, Valdo emite notas para prestação de contas de sua verba de gabinete a um posto de combustíveis fechado. “Se alguém cometeu alguma irregularidade de não prestar conta foram todos os vereadores. No caso dele (Valdo), esse posto é do pai dele, está fechado, mas mesmo assim eles tiram notas”, finalizou.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..