Casal aplica reajuste tarifário a partir de 1º de março

25/02/2012 06:09 - Maceió
Por Redação

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai aplicar, a partir do próximo dia 1º de março, reajuste tarifário nas contas de água e esgoto. A medida se fundamenta no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e nos custos operacionais da Companhia, decorrentes, entre outras coisas, do aumento do número de clientes a partir da elevação das ligações domiciliares. No caso de esgotamento sanitário, o número de ligações entre 2007 e 2011 passou de 27.689 para 40.220, correspondendo a 45% de crescimento. Já no que se refere ao abastecimento de água, em 2007 existiam 309.034, e em 2011 o número é de 351.038 ligações, o que equivale a 13,6%. Assim, após a apuração destes custos, o reajuste da tarifa será de 9,18%.
Segundo o presidente da Casal, Álvaro Menezes, a aplicação desse percentual é necessária para que a Companhia possa garantir o atendimento aos seus clientes. “Trata-se de uma atualização decorrente das perdas dos valores monetários dos serviços medidos pela inflação e reflete a elevação dos custos de energia elétrica, de pessoal e produtos químicos, que provocam acréscimo nos custos dos insumos necessários à produção, tratamento e distribuição de água e coleta de esgotos sanitários”, afirmou.

Menezes disse ainda que a empresa continua contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. “Podemos citar como exemplo a ampliação do Programa Tarifa Social, que tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda. Com o programa, os beneficiários podem ter sua conta de água reduzida em até 50% em relação ao valor da tarifa normal, além dos contratos de demanda com clientes residenciais e comerciais, onde são aplicadas tarifas diferenciadas para fidelização destes clientes e exclusão de carros-pipa”, completou.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..