Lenda do basquete norte-americano, Michael Jordan decidiu processar uma empresa chinesa de material esportivo pelo suposto uso indevido de sua imagem. A Qiaodan Sports estaria utilizando o nome do ex-jogador escrito em chinês e seu número na camisa sem autorização.

“É realmente decepcionante ver uma empresa construir um negócio utilizando meu nome escrito em chinês sem a minha permissão, usar o número 23 e até mesmo o nome dos meus filhos”, disse Jordan através de um comunicado. “Este processo não é sobre dinheiro, mas sobre princípios e para proteger meu nome’.

A Qiaodan Sports ainda não se pronunciou sobre o processo movido por Jordan. Atualmente a empresa fornece materiais esportivos para Mongólia, Cazaquistão, Turcomenistão e é parceira da Fiba.

Outro atleta que deve enfrentar problemas semelhantes na China é a nova sensação da NBA, o armador Jeremy Lin. De acordo com o jornal Shanghai Daily, uma empresa de Jiangsu teria registrado o nome do jogador do New York Knicks escrito em caracteres chineses.