Os jovens nascidos em 1994 devem apresentar-se à Junta de Serviço Militar para realizar o alistamento, conforme determina a Constituição Federal. O processo de alistamento começou no dia 02 de janeiro e está previsto até 29 de abril. Este ano, os jovens maceioenses poderão usar o agendamento on-line ou por telefone, e contarão com dois pontos de atendimento, localizados nas partes alta e baixa da cidade.
No ano em que completam 18 anos de idade ou que ainda não fizeram o alistamento, todos os brasileiros do sexo masculino, estão na obrigação de realizarem o Alistamento Militar na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Os jovens que moram na parte baixa da cidade serão direcionados à Junta de Serviço Militar do Centro, localizada Rua Buarque de Macedo,
nº 170, Centro. Já os jovens que residem na parte alta de Maceió, se alistarão na Junta de Serviço Militar do Benedito Bentes, que fica na Rua Caxeu, ao lado do Mercado Público no Benedito Bentes.
A estimativa é que 9.000 jovens passem pela Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação. Para isso, foi disponibilizado um sistema de agendamento on-line, no site www.adm.maceio.al.gov.br, e através do telefone 0800 095 3302 que agendará dia e hora em que o cidadão deverá comparecer. O horário do alistamento militar é de segunda à quinta, de 8h às 14h. Em abril, especialmente, o horário será estendido de 8h às 15h.
Para realizar o processo, é necessário apresentar originais e cópias de carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e uma foto 3x4. O alistamento é gratuito para a classe convocada em 2012, nesse caso, todos nascidos em 1994.
Qualquer Junta de Serviço Militar pode prestar informações sobre como proceder para a regularização do serviço militar obrigatório. No portal da Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), www.adm.maceio.al.gov.br, estão todas as informações imprescindíveis para os jovens. Entre elas, a documentação necessária para o alistamento e o período em que ele pode ser feito. Além das informações referentes às taxas, multas, aos símbolos nacionais, ao patrono Olavo Bilac e às escolas e academias militares.