DST´s aumentam consideravelmente após Carnaval

23/02/2012 06:35 - Saúde
Por Redação
Image

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causas freqüentes de procura por serviços de saúde o ano inteiro, mas alguns estudos já comprovaram que a quantidade de pessoas infectadas cresce de forma assustadora logo depois do Carnaval.

As DSTs merecem atenção especial, e em até 95% dos casos elas podem ser evitadas com o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Entre as mais comuns, está o HPV, clamídia, gonorréia, sífilis, cancro mole, herpes e a AIDS.


Pesquisas já comprovaram que essas doenças relacionadas acima, são sérias e quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves. Segundo especialistas, doenças classificadas como bacterianas podem ser curadas, mas aquelas virais, como o HPV, herpes e AIDS, só podem ser controlados como oor exemplo, o vírus HIV é responsável pela AIDS que, apesar de assintomática, atinge o sistema imunológico da pessoa que fica vulnerável a outras doenças.


A exemplo da AIDS, outras destas doenças podem se apresentar assintomáticas. Por isso, a recomendação da Clínica Pró Mulher é que todos com vida sexual ativa procurem a atendimento médico e façam exames periodicamente.


No caso das mulheres, a visita ao ginecologista deve ser feito assim que voltar de viagem - mesmo que aparentemente esteja tudo ok, pois algumas doenças sexualmente transmissíveis, com o HPV e a clamídia, costumam não dar sinais. Porém, quando não tratadas, podem causar infertilidade e outras infecções graves.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..