Carnaval de Olinda recebeu 15% a mais de turistas segundo a prefeitura

21/02/2012 21:30 - Brasil/Mundo
Por Redação

Aproximadamente 2,1 milhões de pessoas brincaram os quatro dias de carnaval de Olinda em 2012, um crescimento em relação a 2011, quando 1,8 milhão de foliões estiveram pelas ruas da cidade. Houve também um crescimento de 15% no número de turistas que se hospedaram na cidade, chegando a 70 mil pessoas, segundo balanço feito pela Prefeitura do municipio nesta quarta-feira (22).

A estimativa é que o carnaval tenha injetado aproximadamente R$ 60 milhões na economia da cidade, além de ter gerado 65 mil postos de trabalho temporários. "Pena que não representa um aumento da arrecadação, por que muito é na informalidade, mas é bom que movimenta a economia", pondera o prefeito, Renildo Calheiros.

A limpeza urbana recolheu cerca de 200 toneladas de lixo durante os quatro dias. "A nossa avaliação dos banheiros também melhorou, que era um dos principais problemas que tínhamos", afirma o secretário de Turismo, Maurício Galvão. Para manter a cidade limpa, foram 256 mil litros de água e 2,4 mil litros de essência de eucalipto.

A segurança foi um dos aspectos avaliados positivamente. De acordo com a 7ª Delegacia Seccional de Olinda, que coordena as delegacias do município, foram registradas 18 detenções, 19 ocorrências entre Termos Circunstanciados de Ocorrências e flagrantes, 20 lesões corporais e 162 roubos e furtos, sendo 80% deles furtos de celular ou carteira. "Foi um carnaval com poucas brigas e praticamente sem vítimas fatais. Não temos registro de nenhuma morte em Olinda, só uma, na verdade, fora do perímetro do carnaval que não tem nada a ver com a folia", explica Calheiros.

Outro destaque, segundo o prefeito, foi o polo infantil, na Praça do Carmo. "Tivemos mais de 10 mil crianças cadastradas com pulseirinha de identificação. Foi realmente um carnaval muito tranquilo, com famílias e crianças brincando nas ruas", avalia Calheiros.

Segundo a pesquisa feita pela Prefeitura durante o carnaval, 43% dos entrevistados avaliaram a festa como ótima e 38% como boa. "Além disso, 97% manifestaram o desejo de voltar em outro ano", lembra a coordenadora do carnaval, Márcia Souto.

A chuva foi um dos pontos que, para Calheiros, atrapalhou um pouco no sábado (18), mas depois ajudou. " No começo, a chuva foi muito forte, acho que ali ela atrapalhou, mas de domingo para cá, ajudou, por que baixa a temperatura", pondera o prefeito.

Táxis
Os táxis apresentaram uma melhora no serviço, mas ainda houve 500 denúncias sobre abusos cometidos por taxistas no Sítio Histórico. "Vamos apurar as denúncias que foram feitas, os taxistas têm direito a ampla defesa. Entre as denúncias mais comuns estavam recusa de corridas curtas e de usar o taxímetro. A multa por recusar uma corrida é de 500 bandeiradas, o que dá aproximadamente R$ 2 mil", explica o secretário executivo de Transportes, Adriano Max.

Além disso, foram multados 1.400 carros, 18 foram rebocados. "Tivemos mais de 600 pessoas trabalhando para manter a ordem no trânsito e transporte de Olinda. Mais de 10 mil carros passaram pelo Estacionamento Legal", afirma Max.

Folia
Apesar do final 'oficial' do carnaval, a coletiva contou com o som das orquestras de frevo que continuam a passar em frente à sede do governo municipal. "A gente continua tendo programação de rua, em número bem menor, mas temos ainda o encontro de blocos líricos no sábado, por exemplo", explica Márcia.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..