Documentário italiano 'Cesare Deve Morire' leva o Urso de Ouro

19/02/2012 01:35 - Brasil/Mundo
Por Redação

Os irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani foram os vencedores do Urso de Ouro da 62ª edição do Festival de Berlim pelo seu documentário Cesare Deve Morire (Cesar deve Morrer, em tradução livre).

O filme mostra a preparação e a performance da obra de Shakespeare Julius Caesar pelos detentos da prisão de segurança máxima Rebibbia, em Roma.

Com os ensaios, os presos acabam se identificando com seus papéis, tornando suas performances mais autênticas e cheias de paixão, dor e esperança. Os diretores passaram seis meses na prisão, documentando todo o processo de produção e revelando a universalidade da linguagem usada por Shakespeare.

Ao receber o prêmio, entregue pelo presidente do júri, o inglês Mike Leigh, Paolo, ao lado do irmão, agradeceu especialmente aos presos pelo prêmio.

"Espero que, quando esse filme for apresentado ao público, as pessoas se dêem conta que um preso também é uma pessoa, e sempre será. Muito obrigado. Muito obrigado às palavras de Shakespeare, sempre tão esclarecedoras, e principalmente aos presos. Durante esses poucos dias, foi como se eles tivessem recuperado a vida. Eles viveram intensamente e fizeram tudo com muita paixão. E são eles que eu quero cumprimentar agora".

Confira os outros vencedores de 2012:

- Urso de Prata de melhor roteiro: A Royal Affair, para os dinamarqueses Nikolaj Arcel e Rasmus Heisterberg
- Urso de Prata de melhor contribuição artística: Bai Lu Yuan (China-Alemanha), para o diretor de fotografia Lutz Reitemeier
- Urso de Prata de melhor ator: Mikkel Boe Folsgaard, de A Royal Affair (Dinamarca)
- Urso de Prata de melhor atriz: Rachel Mwanza , de Rebelle (Congo-França)
- Urso de Prata de melhor diretor: Christian Petzold, de Barbara (Alemanha)
- Urso de Prata - Grand Prix: Just the Wind, de Bence Fliegauf (Hungria)
- Urso de Prata - Prêmio Especial: L´Enfant d´en Haut, de Ursula Meier (França)
- Prêmio Alfred Bauer: Tabu, do português Miguel Gomes

De acordo com a assessoria da Berlinale, durante os 10 dias do evento, 300 mil ingressos foram vendidos, divididos entre cerca de 400 filmes exibidos.

O festival contou com várias celebridades globais que desfilaram pelo tapete vermelho, entre elas, Meryl Streep, Angelina Jolie, Brad Pitt e Salma Hayek.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..