Alemão de origem tunisiana, Sami Khedira, do Real Madrid, criticou a prisão de três jornalistas da Tunísia que tiraram fotos consideradas imorais dele com sua namorada Lena Gercke. O trio Nasreddine Ben Said, Habib Guizani e Hedi Hidhri, todos do jornal Attounissia, foi defendido pelo volante da seleção alemã.
"Eu respeito todas as religiões, mas creio que as pessoas devem estar livres para falar com liberdade", disse à imprensa espanhola. O retrato foi tirado com a concordância do casal. Deitados sobre uma cama, Khedira e Lena mostravam sensualidade com roupas curtas, o que não agradou o governo tunisiano.
Repercussão
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) identificou os profissionais presos como Nasreddine Ben Saida, diretor do jornal; Habib Guizani, redator-chefe da redação; e Hedi Hidhri, repórter. O ministério da Justiça da Tunísia confirmou que o trio aguarda por novas investigações, segundo o diário espanhol As.
O presidente da FIJ, Jim Boumelha, lamentou o ocorrido e disse que o episódio mostra que na Tunísia "forças se opõem à chegada de um jornalismo independente". Boumelha ainda declarou que considera "infundadas" as acusações contra os jornalistas.
Já o Sindicato Nacional de Jornalistas Tunisianos (SNJT) disse que houve abuso de poder por parte das autoridades que efetuaram as prisões, já que delitos de imprensa não são julgados conforme o código penal.
